Links Especiais:

Restaurante D.O.M., o 6° melhor do mundo

  • Publicado terça-feira, 30 de abril de 2013

Alex Atala tem todos os motivos do planeta para estar rindo à toa: pelo quinto ano consecutivo o Restaurante D.O.M., localizado na capital paulista, foi considerado o Melhor Restaurante da América do Sul pelo ranking da revista britânica Restaurant Magazine.

O requinte do ambiente, assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake e pelo paisagista Gilberto Elkis, recria o modernismo clássico, sem dispensar linhos, pratas, madeira de lei e cristais. O salão principal é amplo e, ao mesmo tempo, intimista, aconchegante. A moldura é perfeita para a cozinha criativa do chef Alex Atala, o responsável por tornar uma simples refeição em um tributo a antigos e novos ingredientes, muitos deles garimpados pelo próprio chef em suas explorações pela Amazônia e pelo sertão brasileiro.

A sigla D.O.M. teve origem no latim Deo Optimo Maximo, que significa: “Deus é ótimo e máximo: ótimo na sabedoria e máximo na bondade”. Mais tarde, a expressão foi adaptada e adotada pela Igreja e pelos monges beneditinos, que se tornaram famosos por sua excelência culinária, desenvolvida com ingredientes sazonais disponíveis e oferecida aos viajantes que ali se hospedavam. Um nome ideal para o projeto do chef Alex Atala, que não deixou de dar seu toque pessoal: substituiu a palavra “Deo” por “Domus”, que quer dizer casa. E assim o restaurante D.O.M. passou a ser a casa onde o chef oferece sua gastronomia máxima – em sabores, cores, texturas e aromas.

Desde sua abertura, o D.O.M. foi premiado por diversos veículos da mídia especializada. Até que em 2006, o restaurante de Alex Atala passou a figurar no 50º lugar na lista dos melhores do mundo, segundo o “World’s 50 Best Restaurants”, um ranking publicado anualmente pela revista britânica Restaurant Magazine e que é considerado uma das mais importantes premiações do setor. Desde então, o chef brasileiro veio galgando seu espaço nesta lista, que conta com nomes como Massimo Botura (do italiano Osteria Francescana), Rene Redzepi (do dinamarquês Noma), Ferran Adrià (do espanhol El Bulli) e Daniel Boulud (que possui diversos restaurantes consagrados em Nova York, Paris, Miami, entre outros).

Em 2012, o D.O.M. passou a fazer parte de uma categoria especial no universo gastronômico, ao ser premiado como o quarto melhor restaurante do mundo, subindo três posições na lista em relação a 2011. Apesar de ter perdido duas posições em relação ao ano passado, o D.O.M. ainda é o sexto melhor restaurante do planeta, o que também é motivo para grandes comemorações. Esta é a verdadeira consagração de Alex Atala como um dos melhores, para não dizer o maior, chef de cuisine da América Latina.

Alex Atala trabalhou muito para se tornar a melhor experiência gastronômica entre os cinco continentes. Além de suas incursões pelo Brasil em busca de novos ingredientes, Atala também investe na divulgação do D.O.M. e de sua expertise através de eventos pela Europa e outros continentes.

Com o D.O.M., Alex Atala reinventou a história da gastronomia brasileira, experimentando e ousando combinar sabores inéditos e pouco explorados, como o açaí, a priprioca, a pupunha, o cupuaçu, entre outros ingredientes exóticos e ervas indígenas. E como tudo que o faz, as combinações são ricas em cores, aromas e arte, sempre buscando a perfeição.

Para acompanhar os nobres pratos preparados por Alex Atala, o D.O.M. conta com uma impecável carta de vinhos, com cerca de 230 rótulos, contemplando as principais regiões vinícolas e incluindo raridades como o Château Petrus 1978 e o raríssimo Domaine de Romanée-Conti 1967, um vinho de valor inestimável.

O requinte de seu serviço e o número restrito de clientes atendidos diariamente reafirmam o compromisso do restaurante em manter sua exclusividade, tornando indispensável o agendamento de reserva com antecedência.

Por todos esses atributos, o restaurante D.O.M. de Alex Atala é um destino obrigatório para os amantes da surpreendente arte culinária, a maior referência da famosa gastronomia paulistana.

Endereço: Rua Barão de Capanema, 549, Jardins – São Paulo

Telefone: +55 (11) 3088-0761

Horário de funcionamento:

- Almoço: Segunda a Sexta, das 12 às 15:00h

- Jantar: Segunda a Quinta, das 19 às 00:00h; Sextas e Sábados, das 19 à 01:00h

- Domingo: fechado

Estacionamento com manobrista

Aceita todos os cartões de crédito

Para maiores informações, visite o site: www.domrestaurante.com.br

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com