Links Especiais:

Hotel de Crillon, Paris, França

  • Publicado domingo, 26 de abril de 2015

Um encontro único entre história, beleza, arte, gastronomia e bem-estar total. O Hotel de Crillon de Paris é um dos hotéis de luxo mais antigos no mundo.

O Hotel de Crillon seduz por sua localização excepcional e seu requinte. Apenas a poucos passos da Avenue des Champs-Elysées, o hotel oferece vista para a suntuosa Place de la Concorde, está situado próximo a grandes museus como o Louvre, e ao lado das elegantes Rue du Faubourgh, Rue St. Honoré e Rue Royale – verdadeiros templos da moda e das compras. Em um espaço inferior a três quarteirões é possível correr os olhos pelas vitrines mais refinadas de haute-couture, joalherias, artigos de couro e arte da França. Grifes como Prada, Gucci, Cartier, Swarovski, Max Mara, Versace, John Galliano, Christian Lacroix dentre outras, ficam logo ali.

Dentre todos os hotéis de luxo de Paris, o Hotel de Crillon é o que possui maior riqueza histórica, ele faz parte da cultura francesa. Classificado como 5 estrelas, ele foi construído em 1758, sob a supervisão do arquiteto Louis François Trouard e por uma solicitação do Rei Luis XV. Inicialmente, foram construídos dois prédios idênticos, separados pela Rue Royale, que deveriam servir como escritórios do governo e moradia do Rei. O prédio da direita se tornou o quartel-general da Royale, a Marinha Francesa. O prédio à esquerda foi transformado em um hotel de luxo e logo passou a ser frequentado pela Rainha Maria Antonieta e pela nobreza elitista francesa da época. A Rainha chegou a ter aulas de piano naquele prédio.

Em 1788, o Conde de Crillon adquiriu o hotel, porém logo em seguida, durante a Revolução Francesa, o governo o confiscou por um período. Apenas em 1907, o hotel voltou ao domínio da família Crillon. Naquela época, a Société du Louvre o reformou completamente, o que durou dois anos, sob a supervisão do arquiteto Gabriel-Hippolyte Destailleur.

Atualmente, o hotel faz parte do conglomerado Concorde Hotels Group, mas a Société du Louvre segue sendo um importante acionista. O Hotel de Crillon é controlado por uma holding da família Taittinger, tendo Anne-Claire Taittinger como Presidente.

Os salões do Hotel de Crillon são recheados de tapetes dos séculos XVII e XVIII, lustres majestosos em cristal, mobiliário rebuscado dourado, belas peças de escultura, baús e cadeiras Louis XV.

Com 103 quartos, 39 suítes e 5 apartamentos de luxo, o Hotel de Crillon oferece uma ampla variedade de acomodações, mantendo uma atmosfera intimista. O serviço totalmente personalizado acrescenta privilégio à exclusividade para os que nele se hospedam.

Destacamos as excepcionais suítes assinadas por Luis XV e Leonard Bernstein. A primeira tem 200 m² de área privativa e terraço de 40 m². A outra ficou famosa por hospedar o compositor americano durante sua estada em Paris e possui 245 m² com terraço de 100 m². Um piano de cauda faz parte da decoração da sala principal. Ambas as suítes contam com pé direito alto, janelas amplas que proporcionam abundante iluminação durante o dia, cores e painéis em madeira em tons aconchegantes e uma das melhores vistas de Paris, especialmente à noite. A Torre Eiffel pode ser contemplada em meio a um gole e outro de champagne, enquanto o hóspede repousa em uma banheira especialmente localizada.

Quando o assunto é gastronomia, o Hotel de Crillon não fica para trás. O restaurante gourmet Les Ambassadeurs, localizado no antigo salão de bailes do Duque de Crillon, é o local perfeito para um momento inesquecível. Classificado com duas estrelas pelo Guia Michelin desde 2006, ele é reconhecidamente um dos melhores restaurantes de Paris. Majestoso e elegante, o lugar impressiona por suas proporções e pela rica decoração, que utiliza marchetaria em mármore, luxuosos chandeliers, afrescos recobrindo todo o teto, além do serviço com cristais Baccarat. A gastronomia sofisticada é acompanhada de uma carta de vinhos selecionados por David Biraud, o sommelier do hotel.

Os hóspedes contam também com o L’Obé, um restaurante moderno, acolhedor e elegante que propõe uma cozinha francesa mais criativa. O L’Obé ficou famoso por ser disputado para o jantar, oferecendo uma experiência inigualável na região da Faubourg-Saint Honoré. Seu menu colorido oferece pratos com ingredientes de alta qualidade, uma seleção de acompanhamentos e sugestões de vinhos para complementar cada prato.

Além dos restaurantes principais, o Hotel de Crillon conta com um charmoso pátio para desfrutar dos dias mais quentes e admirar a arquitetura suntuosa do prédio do hotel. Ali, podem ser servidas refeições e drinks. Há também o salão de inverno, no interior do hotel, onde é possível degustar os devaneios em pâtisserie preparados especialmente pelo chef do Les Ambassadeurs, ou simplesmente sorver um chá e admirar as obras de arte em exposição.

Para as mulheres que viajam desacompanhadas, o Crillon oferece cuidados especiais. As camareiras redobram a atenção aos detalhes, desde o cuidado com o guarda-roupas até a disposição de revistas de moda e beleza. Também é oferecido um cardápio diferenciado, onde os pratos leves podem ser servidos no quarto.

Para quem deseja manter a forma e o bem-estar, o hotel oferece uma academia de ginástica equipada com aparelhos modernos para musculação e trabalho dos grupos cardio-vasculares. É possível treinar com personal, desde que seja requisitado ao concièrge com antecedência. Há também programas de relaxamento como alongamento, massagem indiana Abhyanga e Reiki.

Ao longo dos anos, o Hotel de Crillon se tornou parte da história do mundo, recebendo personalidades como nobres europeus, presidentes internacionais, astros do cinema e da música. Na lista de celebridades estão os presidentes americanos Theodore Roosevelt, Herbert Hoover e Richard Nixon, que consideravam o Crillon sua segunda casa. Além deles, recentemente Madonna e Demi Moore entraram para o rol.

Depois de conhecer o Hotel de Crillon, fica fácil entender porque ele foi eleito o melhor hotel de Paris pelo Conde Nast Award.

Localização: 10 Place de la Concorde – Paris – França

Coordenadas: 48°52’02”N 2°19’18”L

Telefone: +33 (0) 1 44 71 15 00

Faz reservas online, através do site: www.crillon.com

Aceita todos os cartoes de crédito

Preço: diárias a partir de US$ 1.000 (acomodação tipo Junior Suite)

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com