Links Especiais:

Hotel das Cataratas, Foz do Iguaçu

  • Publicado sábado, 25 de fevereiro de 2012

O Parque Nacional do Iguaçu é a última área extensa de Mata Atlântica no sul do Brasil, e compreende 185.000 hectares de reserva florestal. Criado em 1939 com o objetivo principal de preservar a área para gerações futuras, o parque está situado na extremidade oeste do Paraná, na Bacia do Rio Iguaçu, e abriga, em meio a seus grandes tesouros, as Cataratas do Iguaçu.

Desde 1986, a UNESCO declarou o Parque Nacional do Iguaçu como um Patrimônio Natural da Humanidade, aumentando assim a responsabilidade para a preservação dos mananciais e do conjunto do meio ambiente que cerca as quedas d’água.

Além de abrigar centenas de espécies exóticas da flora e fauna sul-americanas, o Parque Nacional é o mais importante da Bacia do Prata, se estendendo também pela região de Missiones, na Argentina. A Garganta do Diabo, uma grande queda em forma de ‘U’ com 82 metros de altura, 150 metros de largura e 700 metros de comprimento, é a mais impressionante delas, e marca a fronteira natural entre o Brasil e a Argentina.

Único empreendimento hoteleiro situado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, o Hotel das Cataratas proporciona uma das mais ricas experiências de contato com a natureza já desfrutada por seus hóspedes e visitantes: admirar a exuberante paisagem das Cataratas do Iguaçu, com toda a sofisticação oferecida pelos empreendimentos do grupo Orient-Express.

A elegante construção de dois pavimentos em estilo colonial português passou, desde 2007 quando foi adquirida pelo grupo europeu, por reformas assinadas pelo arquiteto francês Michel Jouannet, que possibilitaram modernizar seu padrão de qualidade sem comprometer suas características principais. Com 52 anos de funcionamento, o Hotel das Cataratas é composto por um prédio principal e por dois edifícios anexos – Garden Wing e Forest Wing, construídos em 1971 e 1982, respectivamente.

Hoje, a propriedade do Hotel das Cataratas conta com área total de 15.000 metros quadrados em meio a uma das localizações mais impressionantes da América do Sul: debruçada sobre as Cataratas do Iguaçu. Ao todo, são 193 sofisticadas acomodações, classificadas como apartamentos e suítes. A decoração conta com cores e objetos modernos, que acompanham o estilo colonial da fachada. Obras de arte, cortinas com motivos florais, quadros e gravuras enfeitam o mobiliário em madeira maciça certificada. Os toaletes receberam azulejos especialmente personalizados, coordenados com os pisos em mármore branco, e oferecem amenities que valorizam as essências naturais brasileiras.

As suítes podem ter vista para as quedas do Rio Iguaçu, para a exuberante piscina ou para a vasta floresta do Parque Nacional. As duas acomodações mais luxuosas – Suíte Tower e Suíte Cataratas – estão disponíveis para reservas apenas através de telefone ou e-mail. A exclusividade impera nos 95 m² das Suítes Cataratas, distribuídos entre sala de estar e dois dormitórios. Preparada para acomodar até quatro pessoas, estas suítes oferecem máximo conforto e um luxo disponível para poucos: admirar a beleza natural das cataratas a partir da banheira de hidromassagem.

A estrutura gastronômica do Hotel das Cataratas conta com dois restaurantes e dois bares. Localizado no prédio principal, o Restaurante Itaipu possui um amplo terraço com mesas ao ar livre, que oferecem uma vista deslumbrante das quedas do Rio Iguaçu. O cardápio a la carte privilegia ingredientes locais, combinados de forma especial pelo chef executivo em receitas com influências internacionais.

Para as refeições mais descontraídas, o restaurante Ipê Grill dispõe de uma área à beira da magnífica piscina, onde um quiosque abriga uma churrasqueira que serve especialidades gaúchas, além de saladas e acompanhamentos leves. Aberto durante todo o dia, o salão climatizado serve desde o café da manhã, até lanches rápidos e aperitivos para os frequentadores da piscina.

O ponto de encontro nos finais de tarde para apreciar o pôr do sol é o Bar Tarobá, que oferece uma variada carta de drinks no entorno da piscina, ao som de bossa nova e MPB tocadas no piano. O Pool Bar completa as opções gastronômicas com seus acepipes tipicamente brasileiros.

Um verdadeiro complexo de bem-estar natural é proporcionado pelo Cataratas Spa e seus rituais holísticos. O cardápio variado inclui massagens relaxantes e tratamentos revigorantes, que podem ser realizados entre as seis salas com decoração aconchegante, ou em espaços próprios para receber os casais que desejam dividir seu momento de tranquilidade em um local privativo.

As opções de lazer são infinitas e prometem atender às mais diferentes preferências dos hóspedes. Duas piscinas, sendo uma delas dedicada às crianças, dividem o espaço central da propriedade do hotel. A maior delas, conta com aquecimento para os dias mais frios e borda infinita, e fica ainda mais bonita sob as noites de luar, graças a um incrível sistema de iluminação que realça a beleza do jardim.

Os praticantes de modalidades esportivas podem escolher entre o fitness center, equipado com aparelhos cardiovasculares e pesos livres para se exercitar, ou ainda uma animada partida de tênis, na quadra que fica nas dependências do hotel. Para os adeptos dos esportes radicais, são várias as opções cheias de aventura: rapel e rafting às margens do Rio Iguaçu, trilhas para caminhadas e prática de mountain bike, além de arvorismo, escaladas e cross country, em meio aos cânions da região.

Uma das vantagens do Hotel das Cataratas é que, por estar dentro do Parque Nacional, os hóspedes podem explorar os passeios antes mesmo da abertura do parque, sem a presença de outros visitantes.

A localização do hotel em meio a uma rica reserva natural torna impossível não pensar na preservação do meio ambiente. Entre as soluções sustentáveis do Hotel das Cataratas estão a coleta seletiva de lixo, os controladores de energia elétrica e uma estação de tratamento de efluentes.

Além do investimento em reformas para modernizar o Hotel das Cataratas, o grupo Orient-Express investiu cerca de R$ 7 milhões em melhorias para o Parque Nacional do Iguaçu, como o aterramento da rede elétrica, a restauração do antigo portão de entrada, incluindo a estrutura do sistema de cancela eletrônica e instalação de câmeras de vídeo, e a implantação de uma ciclovia de 10 km, que se estende desde o portal do parque até a entrada do hotel.

As Cataratas do Iguaçu, juntamente com a Amazônia e outros patrimônios naturais, foram escolhidas como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, em uma campanha mundial organizada pela New Seven Wonders Foundation, cujo resultado será apresentado ainda em 2012. Independente disso, a exclusividade de desfrutar das riquezas e belezas naturais em um local tão privilegiado faz do Hotel das Cataratas um destino imperdível para uma experiência inesquecível de contato com a natureza.

Localização: Hotel das Cataratas, Parque Nacional do Iguaçu – Paraná

Coordenadas: 25°41’00”S 54°26’15”W

Telefone: +55 (45) 2102-7000

Faz reservas online, através do site: www.hoteldascataratas.com.br

Aceita todos os cartões de crédito

Preço: diárias a partir de R$ 1.150 (acomodação tipo Apartamento Luxo)

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com