Links Especiais:

Fauchon Paris, a melhor pâtisserie francesa

  • Publicado sábado, 18 de abril de 2015

São 08:00 da manhã e você já pode passar na Fauchon e comer um croissant quentinho no café-da-manhã. Bem enrolados e amanteigados, eles nem parecem ser de verdade. Você fecha os olhos e sabe que está em Paris. Pensa um pouco… A farinha é francesa, a água mineral também, a manteiga é feita do leite de vacas criadas com grama da Normandia… Esse croissant não poderia ser melhor, e sim, ele existe.

A Fauchon é basicamente um ícone francês, já que está aberto no mesmo endereço desde 1886, na elegante Place de la Madeleine, ao lado da famosa igreja. É uma delicatessen de alto nível, que oferece aos clientes uma experiência gastronômica maravilhosa, com alimentos refinados e incomuns.

Nenhuma viagem à capital francesa seria completa sem uma visita à lendária Fauchon, seja para escolher alguns docinhos para levar para casa, ou para desfrutar do restaurante e do salão de chá, degustando algumas das delícias aqui e ali.

A história de sucesso de uma das maiores pâtisserie francesas remonta a 1886, com a abertura da primeira loja em Paris, na Place de la Madeleine. Mais alguns anos e Auguste Fauchon, abriria neste mesmo endereço, sua primeira padaria (em 1895). Três anos mais tarde, e o Grand Salon de Thé já era um ponto apreciado por nobres de toda a Europa. O lado empreendedor e inovador de Auguste Fauchon mais uma vez lhe ajudou quando, em 1952, ele teve a idéia de fazer uma parceria com a Air France, para comercializar produtos importados. Na época, após o término da Segunda Guerra Mundial, a economia vivia bons momentos, especialmente com o boom no consumo de produtos de luxo. E assim, os parisienses começaram a comprar morangos para as festas de Natal, cerejas chilenas, além dos primeiros kiwis e abacates importados.

Esta expansão fez a Fauchon se tornar uma referência também fora de Paris e, em 1972, foi inaugurada a primeira loja fora da França – no Japão. Os japoneses adoravam os chás de frutas e flores vendidos na Fauchon.

Em 2004, já sob o comando de Michel Ducros (atual CEO), pode-se dizer que a marca Fauchon foi relançada no mercado – nova identidade visual, nova imagem e novas linhas de produtos em todas as áreas de atividade passaram a fazer parte desta mudança. 2005 foi o ano que marcou o crescimento internacional da Fauchon, com a abertura de lojas e representantes em diversos países, incluindo México, Brasil e Oriente Médio.

Desde sua fundação, Auguste Fauchon não apenas ofereceu grandes clássicos, mas também investiu em novas receitas. Mais de 120 anos depois, a pâtisserie Fauchon mostra seu estilo e criatividade em tudo o que faz, nitidamente transmitindo alegria e liberdade a todos os frequentadores de suas lojas. A criação de cada doce é uma celebração de cores, formatos, sabores e texturas originais e harmoniosas.

Eclair (bomba) e Madeleine (bolinho amanteigado) são as especialidades da casa, símbolos da combinação de tradição e modernidade. Produzidos em diferentes sabores, dependendo da estação, eles representam o espírito inovador e criativo da pâtisserie Fauchon. As frutas e vegetais utilizados nas receitas exclusivas vêm de diferentes importadores, todos selecionados cuidadosamente. A Fauchon trabalha com produtos de qualidade de todo o mundo: chás, cafés, geléias, mel, deliciosos biscoitos doces, foie gras, especiarias, vinagres, azeites, mostardas, terrines, refeições cozidas…

Os chás são selecionados dos melhores pomares, criando blends harmoniosos e com os melhores aromas de flores e frutas. O mesmo acontece na escolha dos cafés, que são oferecidos em uma ampla variedade de grãos Arabica, com mix tradicional ou aromatizado. Os biscoitos seguem ainda o método de produção tradicional, preservando os sabores de frutas. As especiarias como pimentas, sais, temperos e combinações únicas oferecem a descoberta de novos sabores. As mostardas Fauchon, originais, clássicas ou exclusivas, são comercializadas em diferentes sabores e podem ser utilizadas de várias maneiras.

O foie gras da Fauchon deve ser sublime, precisa derreter sobre a língua, ser leve e ter sabor marcante. Pode-se comprar os tradicionais foie gras de pato ou ganso, além dos especialmente preparados pelos chefs, como o mil-folhas de foie gras e trufas.

Quando o assunto é chocolate, a pâtisserie também é uma expert, oferecendo uma gama de ricos aromas e cores vivas. A seleção meticulosa dos ingredientes e os processos de produção tradicionais resultam em produtos excepcionais. Fonte de prazer e emoção, os chocolates, os marron-glacés e as geléias de frutas estão disponíveis em caixas brilhantes, como verdadeiras jóias.

A loja da Place de Madeleine conta com dois andares, recheados com fantasias gourmets. Logo ao passar pela porta, os olhos (e o estômago) são atraídos pelos sanduíches e sobremesas expostos na padaria. O sanduíche de fois gras e cranberry é delicioso e seu tamanho é bem generoso. Outra ótima opção é o mil-folhas de salmão com pistache, um sabor gourmet muito especial. Se preferir algo mais frugal, opte pelas saladas, sopas ou quiches. A salada Nicoise leva atum, tomates secos e batatas cozidas.

Entre as sobremesas, impossível deixar de experimentar o inesquecível mousse de chocolate, doce e suave. Tão bom quanto o mousse, os macaroons são de dar água na boca. Em sabores e cores diversos (de acordo com a estação), eles são irresistíveis. É praticamente impossível não saboreá-los, nem que seja para levar e comer mais tarde. Além disso, há as tortas e bolos com frutas ou chocolate, verdadeiras tentações.

No segundo andar estão os produtos que levam a marca Fauchon, como especiarias, chocolates, biscoitos, vinhos, patês, chás e cafés.

Na próxima viagem à Paris, esqueça a dieta e renda-se à Fauchon. Com certeza, você vai sair de lá levando algo delicioso para mais tarde.

Localização: 24-26 Place de la Madeleine – Paris – França

Coordenadas: 48°52’13”N 2°19’32,3”L

Telefone: +33 (1) 7039-3800

Horário de Funcionamento: Segunda a sábado, das 08 às 21:00h

Aceita todos os cartões de crédito

Para maiores informações visite o site: www.fauchon.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com