Links Especiais:

DBGB Kitchen & Bar, Nova York, EUA

  • Publicado segunda-feira, 21 de junho de 2010

O chef Daniel Boulud começou o ano de 2010 com os ventos soprando a seu favor: ele acaba de ganhar as três cobiçadíssimas estrelas do Guia Michelin (avaliação conferida apenas aos restaurantes com cozinha excepcional) e, seu último restaurante aberto em Nova York tem sido um dos mais movimentados pontos da cidade, um lugar para ver e ser visto – o DBGB Kitchen & Bar.

Há tempos Daniel pensava em abrir um restaurante mais próximo do downtown, mas queria escolher uma localização privilegiada, que não fosse nem no Meatpacking, nem no SoHo… Ele esperou por quase 25 anos para encontrar o lugar ideal, em um bairro conhecido como NoHo, delimitado ao sul pela Houston Street, a leste pela Bowery, ao norte pela Astor Place e a oeste pela Broadway. Um dos bairros mais desejados de Manhattan, repleto de lofts e imóveis de alto padrão, que, por sua grande procura, se mantém com preços sempre mais altos que os bairros próximos.

O DBGB Kitchen & Bar é o local onde Daniel Boulud tem a oportunidade de promover o encontro entre as famosas brasseries francesas e as antigas tavernas americanas.

A decoração, assinada por Thomas Schlesser, foi toda inspirada na história da Bowery Street e seus restaurantes industriais que serviam refeições para a vizinhança. Prateleiras que vão do teto ao chão guardam os acessórios da cozinha, como panelas, travessas, toalhas de mesa e ingredientes secos. Por trás das prateleiras, é possível avistar uma parte da cozinha, que é aberta. A conexão entre o restaurante e a culinária clássica é marcada pelas panelas de cobre, espalhadas sobre as prateleiras, impecavelmente brilhantes, oferecendo um contraste entre os tons alaranjados e o mobiliário escuro com o piso em concreto, uma atmosfera bem contemporânea.

Os corredores laterais formam pequenos nichos mais intimistas, marcados pelos sofás de encosto alto. O centro do salão conta com mesas, que parecem ser o local ideal para bebericar e encontrar os amigos. No bar, o menu está, literalmente, escrito na parede, em painéis espelhados, localizados no alto, para que possam ser vistos à distância.

Quem preferir um jantar ainda mais íntimo, pode optar por uma mesa para até 16 pessoas, localizada em uma área imediatamente adjacente à cozinha – The Kitchen Table, de onde se tem o privilégio de assistir ao trabalho da ‘orquestra’ regida por Boulud e todo o trabalho dos chefs e garçons.

O DBGB é o lugar ideal para um almoço ou jantar despretensioso. O menu oferece 14 tipos variados de linguiças home-made, desde a Toulouse (carne de porco, guizado de pato, alho e feijões brancos) até a Vermont (carne de porco com cheddar, cebola roxa e creme fresco). O cardápio também conta com cozinha típica de Lyon (cidade natal de Boulud), ostras frescas, pratos com frutos do mar e pescados.

A porção americana da cozinha é irresistível, por seus luxuosos hamburgueres de dar água na boca – destaque para o delicioso The Yankee (que leva hamburguer de 190 gramas, iceberg de tomate e cebola, pickles essex, pão com gergelim e fritas), e para o melhor hot-dog gourmet da cidade. Para acompanhá-los, uma carta muito bem selecionada com 22 opções das melhores cervejas.

As sobremesas são igualmente de tirar o fôlego, servindo os clássicos soufflés quentes, profiteroles e brownie de chocolate com pecan. Entre as opções geladas, os tradicionais sundaes com diferentes sabores de sorvete, coberturas e toppings realmente impressionam.

Por ser tão badalado, o DBGB Kitchen & Bar não está disponível para quem chega sem avisar… É preciso fazer reservas com um mês de antecedência. E esperar ansiosamente o grande dia chegar!

Endereço: 299 Bowery (entre Houston Street e 1st. Street), Nova York – EUA

Telefone: +1 (212) 933-5300

Horário de Funcionamento:

- Almoço: de Segunda a sexta, das 12 às 15:00h

- Brunch: Sábados e domingos, das 11 às 15:00h

- Jantar: de Terça a quinta, das 17:30 às 00:00h; Sexta e sábado, das 17:30 à 01:00h; Domingo e segunda, das 17 às 23:00h

Aceita todos os cartões de crédito

Para maiores informações, visite o site www.danielnyc.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com