Links Especiais:

Copacabana Palace, Rio de Janeiro

  • Publicado sexta-feira, 24 de maio de 2013

A famosa praia de Copacabana ainda era semi-deserta e desconhecida mundialmente quando o imponente edifício do Copacabana Palace começou a ser construído pelo empresário Octávio Guinle, no início da década de 20, atendendo a uma solicitação do então presidente da república Epitácio Pessoa (1919-1923). Na época, a cidade do Rio de Janeiro era a capital federal e o presidente tinha um forte desejo: ter um suntuoso hotel para a realização de grandes acontecimentos do cenário carioca, bem como para receber ilustres visitantes, celebridades e chefes de estado em viagens diplomáticas.

O estilo clássico e elegante de sua arquitetura, típicos da Riviera Francesa, teve como inspiração os hotéis Negresco, em Nice, e Carlton, em Cannes, o que fez com que o Copacabana Palace se tornasse um ícone do Rio de Janeiro. Ao servir de cenário para que Fred Astaire e Ginger Rogers protagonizassem uma das épicas cenas de dança do cinema, ainda em 1933 no filme Flying To Rio, o Copacabana Palace ganhou fama internacional, e elevou o bairro homônimo à notoriedade máxima em todo o mundo.

O “Copa”, como foi carinhosamente batizado pelos cariocas, é o autêntico ponto de encontro da alta sociedade. Hospedando ao longo de décadas membros da realeza, estrelas de cinema, do teatro e da música, assim como políticos e grandes empresários, o Copacabana Palace encontra-se no topo da lista dos hotéis mais importantes do Brasil e do mundo.

Símbolo de sofisticação e requinte, o hotel foi adquirido da família Guinle em 1989 pelo grupo Orient-Express, época em que foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Desde então, uma série de reformas foi realizada em um extenso programa de modernização. Em seu último processo de revitalização, que durou cinco meses e terminou no final de 2012, um investimento de cerca de US$ 30 milhões foi utilizado para atualizar as acomodações de acordo com as exigências dos novos tempos, tudo isso sem perder o charme e preservando toda a história e tradição do Copacabana Palace.

Quadros com antigas paisagens do Rio de Janeiro no lobby nos remetem a uma época de glamour e extravagância, também refletidos no mobiliário sofisticado, na pintura texturizada e no mármore italiano que recobrem as áreas comuns do Copacabana Palace.

O hotel, que ocupa uma área de mais de 12 mil metros quadrados, possui 241 acomodações, classificados entre apartamentos e suítes. Destas, 145 ficam no prédio principal e 96 no prédio anexo, incorporado ao hotel em 1948. Recentemente, ambos os edifícios foram remodelados, de forma a oferecer maior tecnologia e conforto a seus exigentes hóspedes.

Todas as acomodações são muito luxuosas, entretanto quem prefere desfrutar ao máximo da exclusividade deve escolher uma das sete suítes localizadas no sexto andar do Copacabana Palace. Tecidos franceses, obras de arte e raros tapetes orientais compõem a decoração assinada pelo francês Gerard Gallet, fazendo com que estas suítes sejam perfeitas para quem busca privacidade e máximo conforto. Uma piscina exclusiva, revestida com pastilhas negras, foi cercada por um terraço em treliça branca, oferecendo uma vista deslumbrante da Praia de Copacabana. As reservas da Suítes Cobertura devem ser realizadas com antecedência através de telefone ou e-mail, já que as mesmas não estão disponíveis para consultas online.

Quando o assunto é gastronomia, o Copacabana Palace abriga dois dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro – o Pérgula e o Cipriani, ambos sob o comando do chef italiano Francesco Carli. Especializado em cozinha internacional, o Pérgula conta com um extenso menu, que inclui deliciosas refeições durante todo o dia: desde o variado buffet no café da manhã, passando pelo almoço a la carte, até o jantar, oferecido em um ambiente agradável e relaxante. Situado ao lado da piscina, o Pérgula conta ainda com um cardápio diferenciado, com opções de drinks e lanches leves que são servidos ao ar livre durante o dia, além de algumas especialidades irresistíveis, como a tradicional feijoada aos sábados e o brunch aos domingos, um dos mais comentados do Rio de Janeiro.

O Cipriani, por sua vez, é um dos mais sofisticados e elegantes restaurantes da cidade maravilhosa. A culinária italiana proposta pelo criativo chef Francesco Carli é coroada pelo luxuoso salão, decorado com elementos Art Deco, além da incrível paisagem a ser admirada por suas amplas janelas – a piscina do “Copa” e sua iluminação noturna.

Para reunir os amigos para um happy hour ou um drink, o Copacabana Palace conta com o descontraído Piano Bar, além do Bar do Copa, um novo espaço destinado a receber não apenas os hóspedes e turistas, mas também os cidadãos cariocas. O interior, desenhado pelo sul-africano Graham Viney, traz uma mistura moderna de elementos e acabamentos, como o piso que liga a entrada à pista de dança, confeccionado em latão estampado polido, e o mosaico de pastilhas douradas que ornamenta as paredes do bar. Com entrada independente, o Bar do Copa oferece uma exclusiva carta de drinks preparados com ingredientes exóticos e de altíssima qualidade.

Para quem deseja relaxar após um dia de praia e passeios pela cidade do Rio de Janeiro, o Copacabana Palace Spa é considerado o maior spa urbano do Brasil. Seus 900 metros quadrados foram decorados com mobiliário clean em estilo moderno, que equipa as sete salas de tratamento, sendo duas spa suites. Uma área de relaxamento, saunas a vapor e úmida e um salão de cabeleireiro completam os serviços terapêuticos e estéticos. O fitness center foi totalmente remodelado e dispõe de aparelhos de última geração, além de uma sala de ginástica, ótima para quem exercita o corpo com personal trainer.

A famosa piscina do Copacabana Palace possui metragem semi-olímpica e está à disposição dos hóspedes com uma ampla área para banho de sol – um dos locais mais ecléticos do Rio de Janeiro para ver e ser visto. Além disso, o hotel conta ainda com uma quadra de tênis e oferece diferentes opções de modalidades esportivas que podem ser contratadas separadamente, como partidas de golfe, aluguel de barcos e jet-skis e para os mais arrojados, saltos de asa-delta e parapente.

Famoso também por suas animadas festas e bailes glamourosos, o Copacabana Palace dispõe de luxuosos salões para ocasiões especiais. Ao todo são nove espaços ricamente decorados com chandeliers em cristal, pisos em mármore italiano e mobiliário rebuscado, onde se pode comemorar bodas de casamento, bailes de debutante, eventos corporativos, além do tradicionalíssimo Baile de Carnaval do Copa, que exalta o melhor da tradição carioca e remonta os bailes de gala dos primeiros anos do Copacabana Palace.

Com um staff premiado, o Copacabana Palace explora a arte de encantar com serviços diferenciados. No hotel, não há impessoalidade, os hóspedes são reconhecidos pelo nome e têm suas preferências e datas especiais registradas, de forma que cada momento inesquecível possa ser lembrado da melhor forma possível.

Após 90 anos de tradição hoteleira de primeira classe, pode-se dizer que a história do Copa se confunde com a própria história do Rio de Janeiro, sendo praticamente impossível imaginar a orla de Copacabana sem seu majestoso hotel.

Localização: Avenida Atlântica, 1702, Copacabana – Rio de Janeiro

Coordenadas: 22°58’00”S 43°10’45”W

Telefone: (21) 2548-7070

Faz reservas online, através do site: www.copacabanapalace.com.br

Aceita todos os cartões de crédito

Preço: diárias a partir de R$ 2.060 (acomodação tipo Suíte Avenida)

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com

Assista abaixo a um vídeo corporativo da série ‘A Journey Like No Other’, promovida pelo grupo Orient-Express, e sinta um pouco da emoção inesquecível de celebrar o Ano Novo no Copacabana Palace