Links Especiais:

Burj Al Arab, Dubai, Emirados Árabes

  • Publicado domingo, 4 de novembro de 2012

Inaugurado no ano 2000 como o primeiro hotel sete estrelas do mundo, o Burj Al Arab ainda é uma das construções mais fotografadas do planeta.

Localizado em Dubai, nos Emirados Árabes, e com 321 m de altura, ele é o terceiro maior prédio do mundo, ocupado exclusivamente por um hotel. O Burj Al Arab – ou “Torre das Arábias” – fica a 280 m da praia de Jumeirah, em uma ilha construída especialmente para receber o prédio, ligando-se ao continente por uma ponte.

A forma do Burj Al Arab foi inspirada na vela de um pequeno barco chamado de Dhow, muito utilizado nas águas da Península Arábica, Paquistão, Índia e também no leste da África, transportando, de acordo com seu tamanho, entre 12 e 30 pessoas.

Tanto o projeto arquitetônico quanto a construção do Burj Al Arab ficaram a cargo da Atkins, a maior empresa de construção civil do Reino Unido. Quando foi encomendado aos ingleses, o requisito principal era que o prédio representasse Dubai da mesma forma que a Torre Eiffel simboliza Paris e que a Ópera House está para Sidney. E assim, fez-se a excelência na atenção aos detalhes e na surpreendente forma com que os hóspedes são recebidos no Burj Al Arab.

A experiência indescritível de se hospedar no Burj Al Arab começa assim que se chega ao Aeroporto de Dubai. Pode-se escolher dois tipos de traslado até sua chegada no hotel: se preferir ir por terra, o hotel disponibiliza uma frota de 16 Rolls Royce Phantom brancos com chauffeur. Se o hóspede preferir, pode fazer o trajeto direto de helicóptero ao hotel ou ainda, fazer um sobrevoo em Dubai a bordo do Agusta 109 Executive do Burj Al Arab antes do pouso. O traslado é regado a champagne.

Assim que chegar ao hotel, seja por terra ou ar, os chafarizes em frente ao hotel anunciam a sua aproximação, fazendo com que as águas pareçam dançar em performances incríveis, um excelente modo de dar boas-vindas aos hóspedes. À noite, além do espetáculo das águas, há também um show pirotécnico e a fachada se transforma em um show de luzes coloridas, que parecem formar um balé junto aos jatos d’água.

Ao passar pela porta do Burj Al Arab, uma comitiva de funcionários sorridentes e prestativos estará pronta para lhe ofertar especialidades árabes (como as tâmaras, como desejo de sorte) e lhe acompanhar até o front desk. Dali é possível admirar o átrio mais alto do mundo, que possui uma fonte bem ao centro, que jorra um jato de água muito forte, uma verdadeira atração a parte.

O Burj Al Arab acomoda 202 apartamentos em seus 28 andares. Os tamanhos variam entre 170 e 780 m² e todos são duplex, com vista privilegiada do Golfo Pérsico, graças às enormes janelas. No andar inferior, todas as acomodações contam com grande sala de estar, mesa de jantar, lavabo e bar privativo. As suítes estão localizadas no andar superior, com acesso por uma suntuosa escada. Os maiores apartamentos contam ainda com escritório e cozinha, proporcionando ao hóspede, escolher entre um dos chefs internacionais do hotel para elaborar um jantar reservado para seus convidados, em sua própria suíte.

No Burj Al Arab, cada hóspede tem seu concierge exclusivo, que vai assessorá-lo em tudo, desde a recepção no hotel, desfazer suas malas, arrumar os armários, receber convidados e quaisquer outras solicitações do hóspede. Para locomoção em Dubai, os hóspedes podem utilizar os Rolls Royces do hotel com motorista ou alugar qualquer carro esportivo como Aston Martin, Ferrari e Lamborghini. E se desejar ir às compras, um Personal Shopper poderá acompanhá-lo e ajudá-lo a descobrir os melhores endereços das grifes mais desejadas.

Dentro de cada apartamento, o luxo não se resume apenas à decoração, digna de um castelo de sheik. Além dos valiosos e coloridos tapetes persas, dos pisos forrados por mosaicos de mármore italiano e do refinamento do mobiliário, os ambientes contam com o que há de mais avançado em tecnologia para comandar as cortinas, a iluminação e o ar condicionado – tudo ao toque de um botão. Para navegar na internet, o hotel oferece laptops com acesso à banda larga de altíssima velocidade. TVs de plasma de 42 polegadas completam o pacote hi-tech de cada apartamento. Os ricos ornamentos em ouro podem ser vistos por todo o apartamento, até mesmo nas torneiras dos toaletes. Aliás, o mais certo seria chamá-los de sala de banho, já que são enormes e possuem pias de senhor e senhora separadas, além de um amplo jacuzzi, onde o concierge pode preparar um relaxante banho aromático. Todos os itens de higiene são assinados pela francesa Hermès. No quarto, há um menu que permite aos ocupantes escolher entre treze opções de travesseiros.

A gastronomia no Burj Al Arab é um dos pontos fortes, oferecendo aos hóspedes 8 restaurantes que vão desde a culinária árabe à japonesa, da mediterrânea à cozinha oriental asiática, além da cozinha internacional. O Al Iwan está localizado no coração do átrio do hotel e prepara a típica culinária árabe. Já o Al Mahara é uma opção, especialmente para os apreciadores de frutos do mar e peixes. Um lindo e gigantesco aquário está localizado no centro do restaurante, que serve ingredientes frescos, pratos contemporâneos preparados por chefs premiados, além de contar com uma seleção de peixes raros e exóticos. Crianças com idade inferior a 12 anos são bem-vindas apenas para o almoço. Em ambos os restaurantes, recomenda-se reservar mesa para o jantar e observar o dress code para cada ambiente e ocasião.

Um resort desta categoria não poderia deixar de oferecer o melhor serviço em spa e fitness center. No 18º andar está localizado o Assawan Spa & Health Club, um centro de tratamento estético de 5.000 m² que oferece relaxamento e revitalização do corpo e da mente, através do que há de mais avançado em tratamentos de beleza, personalizados para cada hóspede, com produtos das melhores marcas. Piscinas, jacuzzis, saunas, salas para massagens estão à disposição dos hóspedes, em alas separadas para homens e mulheres. Há também uma academia de ginástica com personal trainer e um salão com equipamentos aeróbicos.

Confira abaixo alguns dados que comprovam a grandeza da construção do Burj Al Arab:
- 250 designers ajudaram a projetar o primeiro hotel sete estrelas do mundo
- 9.000 toneladas de aço foram usados em sua estrutura metálica
- 43.000 m² de vidro recobrem a fachada do prédio em forma de vela
- 13.000 m² de mármore de Carrara, 12.000 m² de granito brasileiro e 32.000 m² de mosaicos italianos forram pisos, salas de banho, colunas e ambientes com um refinamento sem paralelos
- 1.500 m² de folhas de ouro 24 quilates revestem e banham ornamentos e objetos de decoração

De frente para o mar do Golfo Pérsico, o Burj Al Arab oferece a seus hóspedes um padrão de atendimento nunca antes visto. Realmente de tirar o fôlego. Um verdadeiro tributo ao que o homem é capaz de imaginar e realizar.

Localização: Jumeirah Beach Road, Dubai – Emirados Árabes

Coordenadas: 25°08’29″ N 55°11’09″ E

Telefone: +971 4 301 7777

Faz reservas online, através do site: www.jumeirah.com

Aceita cartões de crédito

Preço: diárias a partir de US$ 1.900 (acomodação tipo Deluxe One Bedroom Suite)

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com