Links Especiais:

Rotonde de Cartier Astrorégulateur

  • Publicado quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Para a 21ª edição do SIHH – Salon International de La Haute Horlogerie, que acontecerá entre os dias 17 e 21 de janeiro, em Genebra, a Cartier apresentará o Rotonde de Cartier Astrorégulateur, Calibre 9800 MC, um movimento que desafia a força da gravidade.

O revolucionário mecanismo tem por finalidade anular os efeitos da gravidade quando o movimento está na posição vertical.

Compensar os efeitos da gravidade sempre foi um dos maiores desafios da relojoaria. A gravidade interfere no isocronismo de um relógio ao deslocar o centro de gravidade de sua espiral. O turbilhão é a mais antiga e comum solução para este problema. A carruagem do turbilhão gira sobre seu próprio eixo em um minuto, passando por todos os possíveis centros de gravidade. O escapamento do turbilhão equaliza os erros, anulando quaisquer variações de marcha que possam ocorrer na posição vertical.

O isocronismo depende da regularidade da oscilação e como esta é alterada pelo efeito da gravidade, o oscilador ideal deveria possuir um único centro de gravidade que permanecesse constante em toda posição vertical.

Os designers e mestres relojoeiros da Cartier, em La Chaux-de-Fonds, desenvolveram um movimento que oferece uma solução alternativa ao turbilhão, um inovador sistema anti-gravidade usando o único elemento que sempre retorna à mesma posição no plano vertical: o rotor.

No movimento 9800 MC Astrorégulateur, o escapamento, o oscilador e os segundos pendulares foram posicionados sobre o rotor para manter o centro de gravidade em uma única posição. Ao ajustar o oscilador nesta posição, o mestre relojoeiro garantiu que a plataforma do movimento Astrorégulateur evitasse os efeitos da gravidade sobre a cronometria em todas as posições verticais.

Os movimentos imprevisíveis do pulso geram forças de intensidades diversas sobre o escapamento. Estas forças devem ser anuladas de forma a manter o escapamento em uma velocidade constante, já que essa é uma condição necessária para uma boa cronometria. Para tanto, os designers relojoeiros inventaram um sistema composto de dois diferenciais que alteram a velocidade transmitida pelo pulso para o micro-rotor para uma velocidade constante, dessa forma assegurando o regular avanço do indicador de segundos que se move com o rotor e, ao final, um ótimo desempenho cronométrico do relógio.

A Cartier escolheu uma caixa com 50 mm de diâmetro para exibir este exclusivo movimento. Sua liga de nióbio-titânio reduz o peso a apenas 55 gramas, o que garante um excepcional conforto sobre o pulso. O material possui ótimas propriedades de absorção de choques, convertendo quaisquer impactos em um choque mais suave.

O novo Rotonde de Cartier Astrorégulateur é resistente à água até 30 m e conta com reserva de corda de 80 horas.

Edição limitada a 50 exemplares.

Modelo não disponível no site corporativo até o fechamento desta matéria.

Preço: não disponível

Para mais informações sobre o Rotonde de Cartier Astrorégulateur, visite o site: www.cartier.com