Links Especiais:

A elegância do Richard Lange “Pour Le Mérite”

  • Publicado sexta-feira, 11 de junho de 2010

O relógio de bolso, que na antiguidade, era um privilégio das elites científicas, sempre foi uma peça rara e muito cobiçada. Estes modelos surgiram na A. Lange & Söhne por volta de 1880, quando Richard Lange, o filho mais velho do fundador e diretor técnico da empresa, deu um novo e importante impulso à relojoaria de precisão. No total foram fabricados apenas cerca de 30 destes relógios excepcionais.

O modelo de transmissão por corrente e fuso renasce na A. Lange & Söhne, em relógios de pulso totalmente focados na precisão mecânica, sem conter nenhuma complicação suplementar.

Richard Lange “Pour Le Mérite” é o terceiro modelo de pulso da marca alemã a utilizar este sistema pouco habitual de transmissão – os primeiros foram o tourbillon e o Tourbograph (2005). Na A. Lange & Söhne, o título “Pour Le Mérite” é reservado apenas às complicações mais extraordinárias, tal como a transmissão por corrente e fuso deste modelo. O termo refere-se à Honra ao Mérito outorgada pela primeira vez em 1842, ao grande explorador alemão Alexander von Humboldt, e que hoje distingue os cientistas e artistas de maior destaque.

O Richard Lange “Pour Le Mérite” é o segundo membro de uma família totalmente consagrada à busca da precisão. O primeiro relógio era um modelo extraordinário de três ponteiros, na mais pura tradição dos relógios científicos.

A caixa em platina (referência 260.025) mede 40,5 milímetros de diâmetro, e abriga um movimento de construção genial. A transmissão corrente-fuso já era utilizada no século XV por Leonardo da Vinci. A confecção do mecanismo em miniatura para um relógio de pulso exige um elevado conhecimento e muita habilidade, o que o torna muito menos utilizado do que o tourbillon.

O calibre L044.1 de corda manual oferece 36 horas de reserva de corda e é resistente à água até uma profundidade máxima de 30 metros. O botão de corda, quando acionado para acertar o horário no mostrador principal, conta com a função Stop Seconds, que desativa o contador dos segundos, possibilitando um ajuste mais preciso das horas.

Com uma simplicidade purista, o dial em esmalte branco, para o qual são necessários 30 longos processos de concepção, é dividido em três partes com números romanos em preto indicando as horas, e números arábicos em vermelho para os 15, 30, 45 e 60 minutos. Sobre esta base, os clássicos ponteiros em aço com acabamento em azul criam um agradável contraste.

Recobrindo o dial, um cristal de safira com tratamento anti-reflexo permite a visualização do mostrador clássico e extremamente elegante, ao mesmo tempo em que também recobre a parte de baixo da caixa, deixando transparecer todo o belo mecanismo da transmissão corrente-fuso.

A pulseira em couro de crocodilo marrom foi costurada manualmente e reforça o estilo másculo e refinado do Richard Lange “Pour Le Mérite”.

Limitado a apenas 50 unidades, o Richard Lange “Pour Le Mérite” não é apenas um relógio de precisão que beira a perfeição técnica, mas é também uma obra da arte relojoeira de primeiríssima linha. Uma excelente opção para o presente do seu namorado.

Preço: US$ 128.600 (sem impostos e frete)

Para maiores informações, visite o site: www.alange-soehne.com

Acompanhe no vídeo abaixo a montagem do Richard Lange “Pour Le Mérite”, um verdadeiro passe de mágica