Links Especiais:

Relógio Cartier Ballon Bleu Flying Tourbillon

  • Publicado quinta-feira, 15 de abril de 2010

A maison Cartier, um dos joalheiros de luxo mais prestigiados do mundo, deu início a um novo capítulo de sua história quando passou a fazer parte de um grupo extremamente seleto de fabricantes de alta relojoaria, autorizados a ostentar o selo Geneva Hallmark.

A aplicação deste selo extremamente cobiçado, símbolo da excelência relojoeira, marcou o início da Cartier como fabricante de haute horlogerie, certificando os calibres que foram feitos a partir do 9452 MC, que é o movimento que equipa o exclusivo Cartier Ballon Bleu Flying Tourbillon.

Ainda sobre o Geneva Hallmark – promulgado por lei em 1886, ele é provavelmente um dos mais antigos certificados profissionais, reconhecido tanto como indicação de origem independente como garantia de qualidade superior. Três requisitos determinam a atribuição deste certificado:

- O movimento deve ser mecânico e, no mínimo, montado e ajustado na região do Cantão de Genebra.

- Cada calibre deve obedecer a doze critérios técnicos e estéticos descritos nos regulamentos, assim como ao nível da qualidade da manufatura e respectivo acabamento.

- O calibre deve ser aprovado e reconhecido oficialmente pelo departamento de Inspecção Voluntária de Relógios de Genebra (Bureau de Contrôle Facultatif des Montres de l’Etat de Genève). Este órgão é supervisionado por uma comissão juramentada e composta por membros indicados pelo governo do Cantão.

O Ballon Bleu Flying Tourbillon foi a primeira criação da Cartier a contar com o certificado Geneva Hallmark, o que faz com que este belo relógio obedeça a todos os critérios de excelência exigidos em termos de precisão, confiabilidade e estética do movimento.

O Ballon Bleu Flying Tourbillon, referência W6920001, é um modelo exemplar, com caixa em ouro rosa 18 quilates de 46 mm de diâmetro e características singulares. O movimento mecânico de corda manual, calibre 9452 MC, é impulsionado por um tourbillon, mostrado na esqueletização às 6 horas e conta com uma estrutura superior em forma de “C”, que gira indicando os segundos, em um mostrador que parece um trilho de trem (escala “chemin de fer”).

O Ballon Bleu é uma inconfundível criação da Cartier, graças ao botão de corda, ou coroa, que possui uma linda safira azul em corte tradicional cabochon, delicadamente apoiada sobre a estrutura em ouro rosa 18 quilates, como um ‘balão azul’. O fato da coroa ficar abrigada dentro da caixa do relógio é outro ponto que difere os Ballon Bleu dos demais relógios da Cartier.

O nome Flying Tourbillon se refere ao mágico posicionamento do tourbillon, que encontra-se apoiado apenas em uma ponte inferior (e não entre uma ponte superior e outra inferior, como na maioria dos relógios). Assim, o tourbillon parece ‘flutuar’, ‘voar’ sobre o movimento. O Ballon Bleu Flying Tourbillon conta com reserva de marcha para 50 horas.

O dial se apresenta em uma sucessão de níveis. O fundo cinza-ardósia possui acabamento guillochado, e é realçado por um outro nível recortado, onde se inscrevem as horas (em algarismos romanos) e a escala de minutos. Os ponteiros em azul causam efeitos que se alternam entre contraste e transparência, entre espaços sólidos e abertos, permitindo interpretar o tempo em uma perspectiva totalmente renovada. A visibilidade do mostrador e do movimento através do fundo é garantida pela aplicação de cristais de safira, com tratamento anti-reflexo.

A luneta em ouro rosa 18 quilates é lisa e está muito bem integrada ao dial e à caixa, apresentando apenas um recorte na coroa, para mostrar a exuberante safira azul.

A pulseira em pele de crocodilo marrom possui fecho basculante em ouro rosa 18 quilates.

Por sua beleza ímpar e seu design conservador, há quem classifique o Ballon Bleu como um relógio masculino. Porém, a moda dita que as mulheres modernas e com estilo podem muito bem combinar um visual atraente a um relógio com diâmetro mais robusto. Por isso, classificamos o Ballon Bleu Flying Tourbillon como um elegante relógio unissex, bem democrático.

Preço: US$ 96.500 (sem impostos e frete)

Para maiores informações, visite o site: www.cartier.com

O vídeo corporativo abaixo mostra mais detalhes do Cartier Ballon Bleu Flying Tourbillon