Links Especiais:

Relógio Calibre de Cartier Multifuseaux

  • Publicado sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Duas das estrelas apresentadas no Salon International de la Haute Horlogerie (SIHH 2011) no começo deste mês, em Genebra, foram os dois novos relógios masculinos de Cartier: Rotonde de Cartier Autorégulateur, já mostrado pelo Blog do Luxo, e o Calibre de Cartier Multifuseaux, um relógio dedicado aos viajantes, ou, como hoje são conhecidos, aos globetrotters, homens que passam grande parte de seu tempo em viagens ao redor do mundo, seja a trabalho ou a lazer.

A divisão Fine Watchmaking de Cartier desafia o futuro ao associar a maestria do trabalho artesanal à habilidade técnica sem precedentes, ao usar sua expertise para criar a diferença, e ao combinar divinamente seu amor pela arte com a paixão pelos detalhes e acabamentos primorosos.

Disponível em ouro rosa (modelo W7100025) ou ouro branco (W7100026) 18 quilates, o Calibre de Cartier Multifuseaux possui caixa de 45 mm de diâmetro e 17,4 mm de espessura, dimensões que refletem a robustez e a precisão deste extravagante medidor de tempo. A coroa em formato octagonal conta com uma safira azul lapidada em seu topo, o toque personalizado da grife francesa.

Projetado e desenvolvido artesanalmente pela Cartier, o movimento mecânico de corda automática usa o calibre 9909 MC, que combina as seguintes funções originais: indicação de múltiplos fusos horários que incluem inverno e verão nos hemisférios Norte e Sul, disco lateral com os nomes das cidades que marcam cada fuso horário, indicação de dia e noite (24-horas), além da maior complicação deste relógio: o display retrógrado que marca a variação de horas entre os diferentes fusos.

Excepcionalmente desenvolvido para o Calibre de Cartier Multifuseaux, o disco lateral das cidades é parte integrante do movimento e sua utilização é muito simples, ideal para quem cruza diversos fusos horários em diferentes viagens. Resistente até 30 metros de profundidade, o mecanismo do relógio possui reserva de corda de 48 horas.

O dial do Multifuseaux possui um visual requintado e de fácil leitura, apesar do grande número de informações presentes no mostrador. O disco superior conta com acabamento guilloché galvanizado, que lhe confere um tom de cinza mais sóbrio, contrastando com o ouro branco ou rosa da luneta. Números romanos indicam 3, 9 e 12 horas. O disco inferior, com acabamento de alumínio escovado, contém os marcadores de duas complicações: uma abertura entre 4 e 8 horas exibe o display retrógrado indicador da diferença de fusos horários (em números arábicos), enquanto uma janela mais discreta, sobre o eixo central entre 9 e 3 horas mostra a indicação de dia e noite (24-horas).

Uma abertura na lateral esquerda da caixa permite ler o disco de cidades e as indicações de verão e inverno nos respectivos hemisférios, facilitando o ajuste às diferentes zonas horárias.

Todos os ponteiros receberam o tom azul padronizado da Cartier, sendo que os indicadores de hora e minutos possuem formato de espada, e os demais foram estilizados de acordo com suas marcações.

Cristais de safira com tratamento anti-reflexo recobrem tanto o dial quanto a parte de trás da caixa, deixando à mostra parte do calibre 9909 MC, individualmente numerado.

A pulseira em couro de crocodilo possui fecho em ouro tipo deployant com duplo ajuste, para maior conforto e segurança do usuário. No modelo em ouro rosa, a pulseira é marrom, enquanto a versão em ouro branco 18 quilates conta com pulseira preta.

A originalidade das funções e a praticidade de sua utilização fazem do Calibre de Cartier Multifuseaux um relógio exclusivo, a escolha preferencial para os modernos viajantes.

Preço: não informado

Para maiores informações, visite o site: www.cartier.com

Para ler a matéria sobre o Rotonde de Cartier Astrorégulateur no Blog do Luxo, clique aqui

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados


Assista no vídeo institucional abaixo, à montagem extremamente meticulosa do Calibre de Cartier Multifuseaux, na fábrica da Cartier em La Chaux-de-Fonds