Links Especiais:

Calibre de Cartier, escrevendo a história

  • Publicado quarta-feira, 19 de maio de 2010

Foi revelado em Genebra, no SIHH – Salon International de la Haute Horlogerie de 2010, o relógio Calibre de Cartier, uma criação que traz o primeiro movimento mecânico de corda automática, 100% Cartier: o Calibre 1904 MC. Um novo avanço que manifesta a prioridade da marca no desenvolvimento de seus próprios mecanismos e demonstra pesquisas profundas e resultados sólidos.

O Calibre de Cartier é um relógio que se destaca pela sua construção mecânica, seu equilíbrio perfeito entre a robustez e delicadeza, e o jogo de contrastes dos acabamentos acetinados e polidos. O novo relógio masculino da Cartier nasceu de um traço esboçado de maneira simples e clara.

O aro, que destaca a caixa, tem acabamento polido por fora e escovado por dentro. Um detalhe sutil próximo ao dial são os 120 dentes, que fazem referência às engrenagens do movimento e ao espírito de Cartier.

O mostrador reinterpreta com um toque masculino os códigos da marca, como os algarismos romanos. O enorme algarismo XII, levemente em relevo, domina o mostrador com exuberância. Uma assinatura moderna sublimada por uma sucessão de acabamentos granulados em semicírculos, que insere o relógio na dinâmica do século XXI.

Na parte de trás do relógio, o vidro em cristal de safira deixa transparecer o calibre 1904 MC, uma excelente amostra da maestria histórica da Cartier que busca, com este novo símbolo masculino, seduzir os mais selecionados clientes.

O calibre 1904 MC é o resultado de intensas e ambiciosas pesquisas realizadas pela Cartier há vários anos. O desejo de desenvolver seus próprios movimentos, manifestado pela marca, sejam eles simples ou com complicações, atesta sua prioridade em fazer parte da grande tradição das marcas suíças.

Batizado como 1904 MC, este novo movimento presta uma homenagem a uma data de referência para a história da Cartier. Uma conquista do tempo que tomou forma em 1904, quando Louis Cartier criou um dos primeiros relógios de pulso modernos para seu amigo, o aviador brasileiro Alberto Santos Dumont, de modo que ele pudesse ver as horas durante o voo sem largar os comandos. Um avanço fulgurante, nascido da paixão, de um gosto pela aventura e do espírito pioneiro que elevou a relojoaria a uma era moderna. Mais de um século mais tarde, o movimento 1904 MC escreve uma nova página na história da Maison Cartier.

Características do Calibre de Cartier:

- Caixa em ouro rosa 18 quilates

- Mostrador das horas em branco e mostrador dos segundos em opalino prateado

- Botão de corda em ouro rosa 18 quilates, com uma safira azul em corte cabochon

- Cristal de safira na frente e no verso

- Movimento Cartier mecânico de corda automática, calibre 1904 MC

- Pulseira de crocodilo marrom

- Fecho déployant com dois ajustes, em ouro rosa 18 quilates

- Resistente à água até 30 m

- Funções – horas e minutos, segundos (na posição 6 horas) e data

Calibre de Cartier 1904 MC, disponível em ouro rosa, ouro rosa e aço e todo em aço.

Preço: US$ 20.000 (sem impostos e frete)

Para conhecer melhor o Calibre de Cartier, visite o site: www.cartier.com