Links Especiais:

A precisão do Richard Lange “Referenzuhr”

  • Publicado terça-feira, 31 de agosto de 2010

A série Richard Lange é uma linha de relógios que leva o nome do filho do fundador da A. Lange & Söhne, Ferdinand Adolph Lange.

O mais novo exemplar da série é o Richard Lange “Referenzuhr”, uma peça dedicada aos entusiastas da precisão absoluta.

O Richard Lange “Referenzuhr” conta com um botão localizado acima da coroa, que tem a  função de voltar o ponteiro dos segundos ao zero. Se fosse apenas isso, não seria nenhuma novidade no mundo da relojoaria. A diferença está no fato de que, enquanto o botão permanece acionado, a medição da hora não é interrompida. Assim que o ponteiro dos minutos chega à posição desejada, basta soltar o botão e o ponteiro dos segundos volta imediatamente a funcionar.

Esta função “Zero-Restart” é muito utilizada para cronometragens curtas, de até um minuto, ou para a sincronização de relógios.

O Richard Lange “Referenzuhr” é uma homenagem a um importante centro de medição do tempo, o qual desempenhou papel fundamental em Dresden no século XIX: o serviço de cronometragem do Departamento das Ciências Matemáticas e Físicas. Esta instituição, como “guardiã do tempo“, era encarregada de determinar a hora local exata e comunicá-la à população. De certo modo, era uma precursora dos atuais relógios atômicos e dos emissores de sinais horários. Naquela época, era necessário calcular primeiramente a hora com base em observações astronômicas, e o resultado assim obtido, era transferido a um relógio de pêndulo de precisão.

Por último, com a ajuda de relógios de bolso muito precisos, os relógios dos lugares públicos, das autoridades e de outras instituições que dependiam do horário preciso, eram ajustados por esta hora de referência. Entre os assinantes do Serviço do Tempo estavam os astrônomos e relojoeiros, assim como as estradas de ferro que então começavam a se desenvolver.

A visão através do fundo de cristal de safira é um autêntico colírio para os olhos dos amantes dos refinamentos técnicos, deixando à mostra a alavanca do mecanismo do “Zero-Restart” e a engrenagem da corda.

O Richard Lange “Referenzuhr” conta com caixa de 40,5 mm e reserva de corda de 38 horas, com mostrador na posição 4 horas.

Edição limitada a 50 exemplares em platina e 75 em ouro rosa.

Preços (sem impostos e frete):

- Richard Lange “Referenzuhr”, em platina – US$ 62.000

- Richard Lange “Referenzuhr”, em ouro rosa – US$ 50.000

Para conhecer mais detalhes do novo Richard Lange “Referenzuhr” da A. Lange & Söhne, visite o site: www.alange-soehne.com