Links Especiais:

Van Cleef & Arpels Zip Necklace, look Art Deco

  • Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

As jóias Van Cleef & Arpels exaltam os aspectos mais extravagantes do design, com suas pedras preciosas coloridas e seus detalhes surpreendentes, fazendo com que cada criação seja extraordinariamente maravilhosa.

Quando Salomon Arpels e Alfred van Cleef se uniram em 1896 para a fundação da empresa, não era possível prever que o assunto que começou como um tema em família pudesse perpetuar por mais de um século, alcançando o reconhecimento do mundo todo como sinônimo de estilo, tradição, sofisticação e elegância.

A técnica de montagem das joias, batizada como ‘the mystery setting’, é a marca registrada da habilidade dos mestres da ourivesaria da Van Cleef & Arpels e consiste em um método de prender as pedras aos frames em ouro e platina de forma misteriosa e imperceptível.

Um dos ícones do esplendor da Van Cleef & Arpels é o colar Zip – que funciona de forma fascinante como um verdadeiro zíper! Foi a Duquesa de Windsor, conhecida por seu estilo extravagante, quem sugeriu em 1938 a Rene Puissant, a então diretora de criação e filha de Alfred van Cleef, que confeccionassem uma peça de joalheria que exaltasse a alta costura parisiense. Na época, a empresa ainda não contava com a tecnologia necessária para realizar o desejo da imaginação da duquesa.

O primeiro Zip Necklace da Van Cleef & Arpels foi apresentado na década de 50, confeccionado em ouro amarelo e diamantes. Utilizando as mesmas técnicas inovadoras e sem realizar grandes alterações em seu design, a grife passou a apresentar anualmente, durante a Haute Couture Week em Paris, novas interpretações para este clássico, explorando o poder hipnotizante das pedras preciosas e suas majestosas variações de cores.

Atualmente, a Van Cleef & Arpels tem dado destaque ao um lindo exemplar confeccionado em ouro branco e adornado por diamantes e safiras nos tons azul e púrpura, que retratam a inspiração Art Deco. Os pequenos ganchos do zíper – esculpidos artesanalmente, em um trabalho que consome mais de 900 horas de muita dedicação e detalhamento – se encaixam perfeitamente uns nos outros, à medida que o pingente desliza para cima e para baixo, como em um autêntico fecho-éclair.

A versatilidade do Zip Necklace faz com que o colar possa ser usado de duas formas: como uma gargantilha com regulagem no fecho, que graciosamente adorna o colo feminino, ou totalmente fechado, como um exuberante bracelete. Delicado ao toque, o colar é uma obra-prima da Haute Joaillerie.

“O colar Zip tem sido um símbolo da maison Van Cleef & Arpels pelos últimos 60 anos. Sempre foi visto como um elemento de vanguarda”, declarou Jonathan King, general manager da Van Cleef & Arpels na Ásia.

Para difundir seu legado por inúmeras gerações futuras, a grife francesa acaba de inaugurar uma escola – a L’École Van Cleef & Arpels, destinada a fabricantes, entusiastas e connoisseurs na arte joalheira e que estejam interessados em obter uma compreensão intelectual e emocional sobre cada criação.

Por serem peças exclusivas, os Zip Necklaces são comercializados sob encomenda e seu valor varia de acordo com os materiais e pedras preciosas utilizados em sua confecção.

Preço: sob consulta

Para maiores informações, visite o site: www.vancleef-arpels.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com