Links Especiais:

Trek Fuel EX 9.9, ótima para singletrackers

  • Publicado quinta-feira, 19 de julho de 2012

A Fuel EX 9.9 é a última palavra em bicicletas mountain bike para singletrack, por proporcionar agilidade para corridas e extremo conforto para longas pedaladas e endurance.

Sem dúvida, a Fuel EX 9.9 é a mountain bike mais versátil e o modelo mais completo da fabricante americana Trek. Sua geometria é o resultado de uma fórmula perfeita, que combina tecnologia com dirigibilidade, tornando-a ideal para todos os tipos de trail riders, desde os iniciantes, passando pelos entusiastas de MTB e principalmente para os praticantes de singletrack, para ultrapassar todos os obstáculos.

Para auxiliar sua equipe de engenheiros, desde 1994 a Trek conta com o know-how de Travis Brown, campeão Olímpico e campeão do U.S. National Marathon, para seu time de desenvolvimento de produtos. Travis definiu a Fuel EX 9.9 como sendo a bicicleta com maior capacidade que ele já pedalou. “Ela é excelente tanto para uma corrida de seis dias de duração, quanto para vencer os obstáculos rochosos de uma trilha de downhill”.

Cada detalhe do modelo 2011 foi planejado para oferecer máximo conforto e controle nas manobras, a melhor experiência em trilhas singletrack.

A Trek Fuel EX 9.9 conta com três características inovadoras que merecem destaque: o sistema de freio traseiro, a suspensão ativa DRCV e o quadro, reforçado com um compósito de carbono revolucionário, chamado OCLV, desenvolvido pela Trek.

De um modo geral, os sistemas de freio das bicicletas convencionais acabam por travar a roda e toda a suspensão traseira ao serem acionados. O sistema ABP (Active Braking Pivot) permite que a suspensão permaneça ativa, independente se estiver pedalando, freando ou, até mesmo, inerte. Isso equivale dizer que o ciclista mantém o controle da bicicleta o tempo todo, já que ela realizará todas as manobras que forem planejadas.

A suspensão ativa DRCV (Dual Rate Control Valve) foi desenvolvida pela Trek em parceria com a Fox, para enfrentar os inconvenientes impactos dos amortecedores tradicionais, que são ótimos para modalidades como Cross-Country, mas que não atendem às exigências de controle total da bike, com menor impacto da roda traseira, fundamental para os singletrackers.

Ao invés de contar com um amortecedor de câmara simples e de grande volume, como as bicicletas convencionais, a Fuel EX 9.9 está equipada com o DRCV, um amortecedor de câmera dupla de volumes diferentes, que proporciona maior eficiência e total comando de manobras, uma vez que a roda traseira mantém sua trajetória por mais tempo.

Por fim, o quadro em carbono apresenta partes críticas reforçadas com OCLV, ou “Optimum Compaction, Low Void”, algo como ótima compactação e menor risco. O compósito patenteado pela Trek é utilizado exclusivamente nas bicicletas da marca, e é extremamente resistente, uma vez que foi projetado para proteger as áreas que sofrem maior impacto de pedriscos e cascalhos durante uma trilha, evitando que o quadro sofra avarias.

Para criar o OCLV, a fibra de carbono passa por um processo que aquece e pressuriza suas estruturas, tornando-as mais densas e compactas, o que minimiza seu peso e aumenta consideravelmente sua resistência. O resultado é um material tão robusto que atende até aos mais rígidos padrões aeroespaciais.

Em um segmento com tantas ‘super-bikes’, a Trek Fuel EX 9.9 surpreende por sua robustez e novidades tecnológicas, e por isso, é considerada uma das melhores opções por ciclistas e praticantes de singletrack e downhill de todo o mundo.

Preço: US$ 9.340 (sem impostos e frete)

Para maiores informações, visite o site: www.trekbikes.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com