Links Especiais:

Bicicleta Specialized Venge McLaren

  • Publicado sábado, 20 de agosto de 2011

Ao desenvolver a bicicleta de corrida mais rápida do mundo, para um projeto liderado pela divisão de Fórmula 1 da McLaren, a Specialized precisou criar uma nova fórmula, que combinasse materiais ultra-resistentes e de baixo peso, e que pudessem ser moldados de forma a garantir os melhores resultados em aerodinâmica.

A Specialized é o maior fabricante americano de bicicletas, e teve que mergulhar no mundo das pistas de corrida para o desenvolvimento da Venge McLaren, utilizando materiais de última geração, tecnologia de ponta e métodos de manufatura normalmente reservados para outro tipo de máquina: os carros de F-1 da McLaren.

Esta fórmula se tornou um sucesso, que foi recentemente testado na última corrida ciclística Milão-San Remo e que teve como vencedor Matthew Goss e sua Venge McLaren, logo na prova que serviu como début para a bicicleta mais rápida do mundo.

Ao projetar a Venge McLaren, o objetivo do time de engenheiros da Specialized era criar a bicicleta para ciclistas de alta performance mais rápida do mundo. E assim, o ponto mais importante considerado pela equipe técnica foi a aerodinâmica.

Não bastava ter um quadro que fosse rígido, resistente a impactos e leve, sem um design aerodinâmico, que fosse capaz de vencer a resistência do ar. Este segmento ainda não havia sido desenvolvido pela Specialized, era uma lacuna em sua linha de bicicletas esportivas e profissionais.

Após mais de quatro anos de estudos e aperfeiçoamentos, testando a nova bike em mais de vinte túneis de vento diferentes, a Venge McLaren se tornou a primeira bicicleta da Specialized a alcançar o melhor resultado da combinação de rigidez, peso ideal e aerodinâmica.

Através de uma parceria com o time de engenheiros da McLaren – McLaren Applied Technologies (MAT) – o design do quadro projetado pela Specialized foi refinado e teve seu peso ainda mais reduzido graças à introdução da fibra de carbono, a mesma utilizada nos carros de Fórmula 1 da escuderia inglesa. Os engenheiros otimizaram a forma como a fibra de carbono é cortada e aplicada ao quadro, melhorando sua eficiência em cerca de 10-15%. Como resultado, o peso do quadro é de menos de 950 gramas, o que é realmente incrível, especialmente para os sprinters.

Pintado em preto fosco, com detalhes em vermelho vivo, o quadro aerodinâmico conta com o cabeamento de freios e câmbio integrado à sua estrutura. Além do quadro, a fibra de carbono também está presente no garfo, no suporte do celim e nas rodas de alta performance. O sistema de freios e câmbio ainda não foi definido, mas tudo indica que seja o Shimano Dura-Ace, um dos mais avançados para competições profissionais.

A McLaren foi uma das pioneiras a trabalhar com a fibra de carbono e seus compósitos para o desenvolvimento dos carros de corrida. Posteriormente, o material também foi utilizado para confeccionar os carros de rua da marca, como o MP4-12C, já apresentado pelo Blog do Luxo.

A bicicleta Specialized Venge McLaren é um projeto único, que conta com o estilo e a performance de um carro de Fórmula 1, e com a assinatura da escuderia que venceu 169 corridas, 12 campeonatos mundiais e 8 campeonatos de construtores. Nada mal para uma máquina de duas rodas!

Preço: US$ 14.000 (sem impostos e frete)

Para maiores informações, visite o site: www.specialized.com

Para acessar a matéria sobre o McLaren MP4-12C no Blog do Luxo, clique aqui

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com