Links Especiais:

Forno Gaggenau EB 388, o forno gourmet

  • Publicado domingo, 28 de fevereiro de 2010

A alemã Gaggenau, única marca de equipamentos de cozinha a ter sido premiada com o exclusivíssimo Star Diamond Award de melhor fabricante, possui um dos melhores fornos do mundo. Alguns de seus produtos estão expostos no MoMa – Museu de Arte em Nova York.

Um dos ícones de sua sofisticada linha é o forno EB 388, praticamente todo feito à mão e que está presente nas cozinhas gourmet mais cobiçadas.

Conhecido como a “Ferrari das Cozinhas”, o EB 388 tem um visual que impressiona. Com 90 cm de largura e acabamento em aço inoxidável, ele é o maior forno de embutir da linha Gaggenau e é cerca de 30% mais largo que os modelos convencionais. Seu interior é mais largo e mais alto, proporcionando amplo espaço para assar ou grelhar três ou quatro aves ao mesmo tempo – o espaço permite até assar uma peça inteira de carneiro, por exemplo.

Mas não é apenas em tamanho que o EB 388 supera as expectativas. Seu controle de temperatura é muito preciso, cobrindo a faixa de 50° a 300°C em incrementos de 5° ou 10°C. Ao atingir a temperatura selecionada, o forno mantém a temperatura de forma eficaz, sem variação significante – um recurso para atender as necessidades dos chefs gourmets mais exigentes.

Apesar de seu tamanho, o EB 388 atinge rapidamente a temperatura selecionada. Apenas nove minutos de pré-aquecimento são suficientes para atingir a temperatura de 200°C.

O forno EB 388 conta com alguns outros recursos que merecem destaque, como a função pirolítica para facilitar a limpeza interna, que promove a queima de possíveis respingos e de resíduos deixados ao cozinhar alimentos. A função é facilmente operada através do timer e, por segurança, a porta do forno se mantém bloqueada durante todo o processo. O esmalte azul presente em pequenos pontinhos no interior formam uma camada repelente, que também auxilia na limpeza interna do forno.

O relógio digital e timer automático permitem programar o tempo de cozimento de seus pratos mais especiais. É possível preparar um assado colocando-o no forno pela manhã e retirando-o apenas no momento de servir. O relógio digital também funciona como um alarme temporizador, e pode auxiliá-lo na cozinha mesmo para outras operações que necessitem medir o tempo, como o preparo dos ovos poché do café-da-manhã.

Um catalisador promove a limpeza do ar que circula no interior do forno, removendo partículas de odor e gordura. Há ainda um termômetro que pode ser inserido no alimento que está sendo assado ou cozido, de modo a medir a temperatura em seu interior (muito útil no caso de aves e carnes de caça). A temperatura é mostrada no visor iluminado. Ao atingir a temperatura desejada (não superior a 99°C), um alarme intermitente será acionado e o forno desliga-se automaticamente.

O forno EB 388 oferece até onze modos pré-selecionados de aquecimento para assar, cozinhar, aquecer e dourar. A forte iluminação com lâmpadas halogênas de 100 W ilumina todo o interior e a janela panorâmica, fazendo com que o usuário possa acompanhar todas as fases do processo de cozimento.

Por fim, a porta do forno é articulada e permite apoiar travessas pesadas sobre ela, graças à robustez de suas dobradiças. Quatro camadas de vidro promovem isolamento térmico, fazendo com que a parte externa da porta esteja sempre fria, mesmo com as temperaturas extremas que o forno pode atingir, por exemplo, durante o processo pirolítico de auto-limpeza.

O EB 388 conta com diversos acessórios que podem ser adquiridos separadamente, como a pedra para fazer pizza.

O forno que já foi pilotado por renomados chefs como Alain Ducasse, agora também pode estar presente na sua cozinha gourmet.

Dimensões (L x A x P): 89 x 48 x 55 cm

Preço: US$ 4.900 (sem impostos e frete)

Para maiores informações, visite o site: www.gaggenau.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com