Links Especiais:

Mortlach 70 Anos, envelhecimento raro

  • Publicado domingo, 2 de maio de 2010

Quando o avô de David e Michael Urquhart ingressou na empresa no primeiro ano de sua fundação, ele ganhou a experiência na produção dos whiskies single malt e desde então, esta tradição vem sendo passada por quatro gerações. O princípio que os guiava era sempre o mesmo: “O futuro é moldado por aquilo que fazemos hoje… O hoje revela tudo o que fizemos no passado”.

A Gordon & MacPhail tem produzido whiskies single malt desde 1895. Recentemente, eles também se apresentaram como os proprietários de um dos whiskies mais raros do mundo – o Mortlach 70 anos.

O barril de carvalho espanhol, mundialmente conhecido como a melhor madeira para obter um rico whisky, foi preenchido em 1938 com o mais puro whisky single malt produzido pela Gordon & MacPhail, e permaneceu descansando e amadurecendo, nas adegas de Elgin, por algumas gerações. Agora que foi revelado, promete mexer com todos os sentidos.

Aos olhos, o Mortlach 70 anos apresenta um tom de mogno transparente, como se o sol estivesse iluminando-o e realçando sua cor.

Para o olfato, o Mortlach 70 anos conta com um aroma maduro, graças ao longo envelhecimento. Um pouco defumado, combinado com cerejas ao maraschino e notas cítricas, mais especificamente de laranja – fresca e suculenta. As notas finais são de amêndoas em flocos, como um sutil óleo de côco.

O Mortlach 70 anos tem um sabor muito particular, surpreendentemente suave. Com textura aveludada, seu começo é adocicado e moderadamente seco, mas não excessivamente tânico. Em seguida, é possível sentir as notas de tabaco e figo seco, com um toque defumado muito leve. Seu longo término libera as primeiras notas amadeiradas como retrogosto. Se preferir, adicione uma colher de chá de água e sua textura macia será ainda mais realçada. A sensação de frescor, levemente adocicada se transforma em uma agradável acidez, aliada à um pouco de fumaça no final.

Para comemorar o raro whisky, o escritório escocês Navyblue Design desenhou um decanter em forma de gota, feito em cristal soprado e moldado à mão e com uma tampa em prata-de-lei para o Mortlach 70 anos. A linda garrafa vem acomodada em uma caixa de madeira roseira, feita artesanalmente no Brasil, com exclusividade para a Gordon & MacPhail.

Sua edição é limitada a 54 decanters de 700 ml e 162 unidades menores, com 200 ml.

O Mortlach 70 anos é um whisky marcante, um single malt construído com a experiência de algumas gerações, simbolizando os valores e a dedicação de toda uma família.

Preços (sem impostos e frete):

- Mortlach 70 anos, decanter com 200 ml: US$ 3.750

-Mortlach 70 anos, decanter com 700 ml: US$ 15.000

Para maiores informações, visite o site: www.gordonandmacphail.com

O vídeo corporativo abaixo mostra o lançamento do Mortlach 70 Anos, o whisky mais envelhecido do mundo