Links Especiais:

Whisky Glenmorangie 25 Years Old

  • Publicado segunda-feira, 18 de abril de 2011

Glenmorangie é o nome de uma das mais tradicionais destilarias de whisky da Escócia, fundada em 1843 no condado real de Tain, em Ross-shire.

Na época de sua criação, a destilaria foi uma das pioneiras a utilizar um método de aquecimento indireto para que os tonéis produzissem o whisky. Naqueles tempos, os proprietários William e John Matheson adquiriam os grãos maltados de diversas destilarias e os combinavam em um blend exclusivo, ou seja, produziam um whisky vatted malt.

Em 1930, a Glenmorangie Company foi adquirida pela família Macdonald, que investiu na produção de cevada e passou a produzir blends que expressassem o novo domínio. Durante os anos 1980, os novos proprietários experimentaram maturar os whiskies em barris de madeira similares aos que envelhecem os vinhos, algo inovador entre as destilarias escocesas, o que conferiu sabores e aromas diferenciados a suas preciosas bebidas.

O whisky mais raro e mais antigo da família Glenmorangie é um single malt notável, intenso e cheio de classe. Encorpado e suntuoso, o Glenmorangie 25 Years Old é o resultado de uma busca constante pela perfeição.

O Glenmorangie 25 Years Old é um whisky escocês produzido seguindo os tradicionais métodos artesanais, utilizando a cevada maltada como único grão, e destilado em tonéis de uma única destilaria, por isso pode ser classificado como ‘single malt’. Single porque todo o malte utilizado em sua fermentação provém de sua própria e única destilaria. Malt indica que o whisky foi destilado apenas com um único tipo de grão maltado, normalmente a cevada. Vale lembrar que apenas a partir de 1970 é que os whiskies Glenmorangie passaram a ser classificados como single malt.

Antes de ser misturado em quantidades exatas, o Glenmorangie 25 Years Old é amadurecido em uma série de barris de madeira, que incluem o carvalho branco americano, a cerejeira Oloroso e tonéis franceses da Borgonha, que o tornam um whisky de sabor e aromas complexos, profundos, um testemunho perfeito da experiência e do know-how desta destilaria escocesa.

A água utilizada na destilaria Glenmorangie é proveniente da fonte Tarlogie, que passa pela propriedade e é pura, cristalina e refrescante.

O despertar dos sentidos tem início ao servir o Glenmorangie 25 Years Old, por sua coloração dourada e intensa, que se torna avermelhada contra a luz e que encanta as pupilas.

Ao olfato, as primeiras notas que se abrem são de frutas secas, como as amoras, cerejas, ameixas e tâmaras, entrelaçadas aos acordes do chocolate e do café.

Ao paladar, o Glenmorangie 25 Years Old é encorpado, preenche a boca com seus sabores complexos. Sobre a língua, os frutos silvestres se rompem liberando essências de amoras e groselhas, em uma sensação mágica de prazer. O acabamento suave e duradouro conta com especiarias, como o anis estrelado e a canela, que aquecem o corpo e a alma.

Por sua personalidade própria, o Glenmorangie 25 Years Old é um whisky para se degustar após o jantar, acompanhado de um luxuoso charuto, em uma ocasião especial, onde se pode dividir esta fantástica experiência com os amigos que estão à volta.

Preço: US$ 1.100 (sem impostos e frete)

Para maiores informações, visite o site: www.glenmorangie.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados