Links Especiais:

The Macallan in Lalique IV 60 Years Old

  • Publicado sábado, 22 de setembro de 2012

Desde 2005, a The Macallan e a Lalique trabalham em parceria para a produção dos Objets D’Artes, edições limitadas e especiais dos consagrados scotch whiskies da destilaria escocesa.

Lançado no final de 2011, o The Macallan in Lalique IV 60 Years Old é uma verdadeira obra de arte, o símbolo máximo do primoroso trabalho artesanal desenvolvido pelas duas empresas. Parte da The Macallan in Lalique Six Pillars Collection, este é o quarto decanter de uma série de seis recipientes que serão produzidos pela maison francesa especialmente para abrigar os whiskies mais raros e exclusivos já produzidos pela The Macallan. De acordo com David Cox, diretor da divisão Fine & Rare Whiskies da The Macallan: “… este quarto decanter em colaboração com a Lalique reforça a sinergia desta parceria. O conceito Six Pillars, que reúne todos os elementos que devem ser combinados para a confecção de um single malt de qualidades e características distintas, segue servindo como fonte de inspiração para estes deslumbrantes decanters”.

Para a confecção do decanter de cristal moldado à mão, a Lalique teve como inspiração os menores destiladores de cobre da destilaria The Macallan, em Speyside, na Escócia – os Curiously Small Stills. A tampa da escotilha destes destiladores foi retratada em alto relevo, com pequenas esferas presentes no decanter, que acabam por realçar os tons levemente avermelhados do The Macallan in Lalique IV 60 Years Old. Desenhada pelo time de design do estúdio Lalique em Paris, a garrafa nos remete à genialidade de René Lalique e suas encantadoras peças em cristal, e está sendo produzida artesanalmente na fábrica de Winger-sur-Moder, na Alsácia. O processo envolve a participação de até 15 mestres-artesãos, o que o torna um objeto de arte valioso, uma verdadeira obra-prima.

O The Macallan in Lalique IV 60 Years Old é um whisky expressivo, com aromas frutados distintos e sabores ricos, capazes de criar uma experiência incrível, proporcionados pelo mix exclusivo de cinco safras de xerez, que preencheram os barris da destilaria nos dias 9 e 10 de novembro de 1950.

Ao olfato, o envelhecimento por sessenta anos em barris de carvalho americano e espanhol proporcionaram aromas complexos, como canela, maçã e limão tostados, em meio a nuances de folhas de groselha e trufas.

O paladar envolvente aguça as papilas, permitindo desfrutar o sabor peculiar deste whisky excepcional. Destacam-se os acordes de frutas cítricas e chocolate amargo.

O encerramento duradouro e aquecido revela toda a intensidade do malte. O teor alcoólico de 53,2% reforça a ideia de um whisky raro, maduro e bem estruturado. A recomendação é servi-lo puro ou com uma dose de água, para que os sabores possam ser apreciados mais suavemente. Por suas propriedades refinadas, não se recomenda degustá-lo com gelo.

Os demais whiskies lançados pela parceria até o momento são Lalique I 50 Years Old, que permaneceu intacto por meio século na destilaria de Speyside; Lalique II 55 Years Old, que teve inspiração na cor natural do precioso single malt envelhecido por 55 anos; e Lalique III 57 Years Old, um blend excepcional produzido a partir de dois tonéis de maturação que produziu um dos whiskies mais preciosos da The Macallan.

O The Macallan in Lalique IV 60 Years Old é uma edição limitada a apenas 400 unidades individualmente numeradas, um objeto único para colecionadores e entusiastas dos melhores whiskies do mundo.

Preço: US$ 20.000 (sem impostos e frete)

Para maiores informações, visite o site: www.themacallan.com

Para acessar a matérias do whisky The Macallan in Lalique III 57 Years Old no Blog do Luxo, clique aqui

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com

Assista abaixo ao vídeo de lançamento do Whisky The Macallan in Lalique IV 60 Years Old e acompanhe o meticuloso trabalho artesanal que dá vida a esta verdadeira obra de arte