Links Especiais:

Piper-Heidsieck Rare Millesime 2002

  • Publicado domingo, 20 de novembro de 2011

Fundada em 1785, a maison Piper-Heidsieck tem como principais valores a atenção aos detalhes, a extravagância e a elegância para a produção de seus champagnes mais exclusivos.

A coleção Millesime Rare é composta por apenas cinco safras de champagnes excepcionais, que impressionam por suas raras características de sabor e aroma, produzidos a partir de colheitas onde todos os elementos climáticos e naturais influenciaram as uvas de forma benéfica, proporcionando uma composição mineral complexa e extremamente pura.

Os anos de 1979, 1988, 1998, 1999 e 2002 renderam uvas com propriedades extraordinárias, e, por consequência, champagnes preciosos e de valor inestimável, dignos de serem apreciados nas mais especiais ocasiões.

Destacamos o champagne Piper-Heidsieck Rare Millesime 2002, que juntamente com as safras de 1988 e 1998, encerra uma trilogia de vinhos premiados por sua suntuosidade.

Produzido na França, este blend de uvas Chardonnay (em sua maioria), Pinot Noir e Pinot Meunier passou por um processo de envelhecimento de pelo menos sete anos, dentro de caves com condições controladas, para que atingisse sua maturidade e complexidade, e pode ser considerado um verdadeiro tributo à Montagne de Reims, um dos estados franceses produtores de uvas grand cru e premier cru da região de Champagne.

Sua pureza e intensidade ganharam tanta notoriedade que alguns dos mais importantes sommeliers franceses chegaram a classificá-lo como um champagne exótico, capaz de entorpecer os sentidos.

Visualmente, o Piper-Heidsieck Rare Millesime 2002 se destaca por seu tom amarelo-claro, levemente esverdeado.

Ao olfato, as primeiras notas florais – um lindo bouquet que combina jasmim, íris e madressilvas – revelam a porção mais delicada deste champagne. Os acordes que se seguem surgem gradualmente e misturam nuances amadeiradas, como o exótico vetiver, com um toque gourmand de pimenta e especiarias como o gengibre, o cominho e o anis estrelado.

Mas é mesmo na degustação que o champagne Piper-Heidsieck Rare Millesime 2002 surpreende, como um vinho elegante e ao mesmo tempo radiante. O corpo rico em sabores se mostra leve e delicado, com uma textura aveludada que só é interrompida quando suas discretas borbulhas explodem sobre as papilas, como uma deliciosa brisa refrescante. O encerramento duradouro apresenta notas de chocolate e tabaco, em um grand finale inesquecível.

Preço: US$ 300, garrafa standard – 750 ml (sem impostos e frete)

Para maiores informações, visite o site: www.piper-heidsieck.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com