Links Especiais:

Champagne Louis Roederer Cristal Rosé

  • Publicado segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Louis Roederer é um dos maiores produtores independentes de champagne do mundo, de propriedade da família Roederer desde sua fundação, em 1776.

Cristal é uma das jóias criadas por Louis Roederer, um verdadeiro tête de cuvée (champagne especialíssimo), que foi produzido em 1876 para a celebração dos 100 anos da fundação de sua maison e também como uma homenagem ao Czar Alexandre II da Rússia. Mesmo após tantos anos, ela se mantém fiel às suas origens, inspirada pela elegância e pureza de suas uvas.

O champagne Cristal segue rigorosos processos de fabricação, que envolvem desde a seleção meticulosa de uvas grand crus, a atenção à colheita manual, o processo de envelhecimento constantemente monitorado… Todos esses segredos resultam no majestoso champagne Cristal Rosé 2002, um dos melhores cuvées já produzidos pela Louis Roederer.

2002 foi um ano extraordinário, que reuniu todos os fatores favoráveis para a fabricação de um champagne excepcional: temperaturas quentes constantes, sem excessos de calor e radiação solar, precedidos por um inverno acentuadamente leve. Houve uma redução de cerca de 20% na quantidade de chuvas durante o ciclo de crescimento dos vinhedos. As noites foram mais frescas e uma brisa fria e seca soprou entre os meses de agosto e setembro. A combinação destas condições garantiu uvas com amadurecimento perfeito e com propriedades bem concentradas.

O champagne Cristal Rosé 2002 é generoso e exuberante, revelando um equilíbrio perfeito entre a concentração e a elegância, a refrescância e o refinamento. Para defini-lo em três palavras: orgulhoso, rico e glamoroso.

Em 1974, quando a maison Louis Roederer estava prestes a completar 200 anos de fundação (quase 100 anos após a criação do cuvée Cristal), o então presidente Jean-Claude Rouzaud decidiu criar o champagne Cristal Rosé. Para formar este novo blend, Jean-Claude selecionou as melhores uvas Pinot Noir de um vinhedo mais antigo, de acordo com características específicas, localizado na região de Aÿ. Nestas vinhas, cresciam sobre um terroir de solo argiloso, rico em calcário e em suas melhores safras, os frutos extraordinariamente maduros, com pureza e acidez cristalinas, e que correspondiam com perfeição ao estilo Cristal. Hoje, estes vinhedos são plantados organicamente.

Elaborado com 60% Chardonnay e 40% Pinot Noir, o Cristal Rosé 2002 descansa em barris de carvalho e 20% de seu volume passa pelo processo de battonage semanalmente (retirada de uma amostra do vinho envelhecido para monitoramento constante). Para criar os champagnes Rosé, Louis Roederer ainda utiliza o método saignée após a maceração a frio, o que pode durar de 5 a 8 dias da fase líquida. Neste método, parte do suco extraído da maceração continua em contato com a casca das uvas tintas. Faz-se isso para que o suco extraia os pigmentos presentes na pele das uvas, uma das razões para que um vinho seja mais ou menos vermelho. No caso dos vinhos rosés, faz-se este processo também com as uvas claras e assim, obtém-se uma coloração em tom salmão, nem muito rosáceo nem muito avermelhado.

Após este processo, o Cristal Rosé 2002 envelhece por cerca de 6 anos nas caves e por mais 8 meses nas garrafas, até atingir sua maturidade perfeita.

Aos olhos, o champagne possui um tom de salmão radiante e de uma juventude incrível. Sua efervescência é regular, refinada, viva. Ao olfato, um intenso e rico bouquet de frutas vermelhas e nuances cítricas parece inebriar os sentidos, associado às notas mais complexas, impregnadas por cedro e seivas primaveris. Os aromas evoluem suavemente nas flutes, desde notas de frutas secas, amêndoas frescas e marzipã, até nuances como Tarte Tatin, maçãs caramelizadas recém-saídas do forno. Ao paladar, o Cristal Rosé 2002 é um champagne macio e aveludado, com uma maravilhosa harmonia de sabores e de concentração das frutas.

As características excepcionais da safra foram literalmente capturadas neste generoso champagne Cristal Rosé 2002, que revela o perfeito equilíbrio entre concentração e elegância, entre intensidade e refinamento.

Preço: US$ 2.000, garrafa magnum – 3 litros (sem impostos e frete)

Para maiores informações, visite o site: www.champagne-roederer.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com