Links Especiais:

Piano Bösendorfer, 100 anos de Audi

  • Publicado domingo, 29 de novembro de 2009

audipiano

Em uma permanente busca por superar desafios, o time da Audi Design Studio de Munique (sim, aqueles que projetam os carros esportivos da marca) precisava de um ícone para comemorar o centenário da Audi. Optaram por um instrumento musical que pode ser comparado ao das sinfonias dos motores dos carros: um piano de cauda.

E o que um time de designers poderia agregar a um instrumento com três pés, curvelíneo e com linhas tão clássicas? Esse desafio foi o que motivou a criatividade de todos, especialmente dos mais jovens.
Foi preciso estudar o instrumento a fundo e desenvolver um conceito abrangente desde o início. O projeto foi uma fonte de experiência para os jovens designers e irá beneficiá-los mais tarde, quando eles trabalharem nos projetos dos carros.

“Áreas de superfície generosas contam com uma claridade explícita – não houve nenhuma aplicação decorativa, as bordas e linhas são bem elaboradas e as articulações foram posicionadas de forma lógica. Todos estes aspectos são importantes para o design Audi”, diz o designer Philip Schlesinger, líder do projeto no Concept Design Studio de Munique.

O resultado foi muito satisfatório, pois mesmo modificando tantos elementos em sua estrutura, a acústica do piano não foi afetada. Uma das características mais marcantes é a tampa, uma única peça que se estende por toda a vista superior do piano. A parte inferior da estrutura pode ser elevada moderadamente na parte de trás, longe do pianista. Este é um dispositivo ótico, que “chama a atenção do observador sutilmente para o pianista”, explica Schlesinger. O teclado não tem asas nas extremidades. A moldura de gesso é em cinza, ao invés da habitual cor de bronze, enquanto as tiras de feltro do amortecedor natural são em branco, ao invés de vinho.

O fabricante Bösendorfer, com sede em Viena, foi o responsável por construir o primeiro piano de cauda Audi Design Studio, colocando seu nome no centro do teclado, como em todos os seus pianos. A decisão de projetar um grande piano de concerto para a Audi é uma conseqüência lógica de muitos anos de envolvimento cultural da marca dos quatro anéis. Isso inclui concertos de jazz de alta fidelidade no Audi Forum em Ingolstadt, onde o piano da Audi Design pode ser visto e ouvido.

Preço: US$ 130 mil (sem impostos e frete)

Para maiores informações, visite o site: www.boesendorfer.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados

Assista abaixo ao vídeo imperdível produzido pela Audi TV, que mostra a fabricação do piano na fábrica da Bösendorfer