Links Especiais:

Esculturas David Patchen, vidro e arte

  • Publicado sexta-feira, 10 de abril de 2015

Esculturas David Patchen, vidro e arte

“Sou um apaixonado pela gama de possibilidades oferecidas pelo trabalho com vidro e pela oportunidade de expressar ricamente minha criatividade em três dimensões. As propriedades óticas do vidro sempre me intrigaram, por sua capacidade de oferecer uma paleta de refração junto com sua habilidade de dobrar, cobrir em camadas e modificar cores e luzes, modulando tanto a densidade quanto a translucidez, como nenhum outro meio”. É assim que David Patchen descreve seu trabalho e sua paixão pelas formas coloridas que confecciona com vidro.

David Patchen é um artista americano, que faz incríveis trabalhos em vidro – esculturas, vasos e objetos de arte – utilizando técnicas italianas. Seu trabalho é reconhecido principalmente pela combinação de complexidade e dimensão expressa em suas peças.

Para adquirir seu know-how, David foi mestre e assistente de Lino Tagliapietra, um renomado artesão de Murano, na Itália, onde desenvolveu duas de suas técnicas mais marcantes: cane e murrine. Cane são pequenas rodelas, obtidas a partir de um bastão de vidro colorido que foi literalmente ‘fatiado’. Murrine são seções de vidro que seguem um padrão de desenho, geralmente cortados em quadrados, como se fossem pequenos azulejos.

A cada trabalho, David Patchen monta uma matriz com diferentes canes e murrines, e é a partir daí, que ele desenvolve suas esculturas e objetos de arte. Desta forma, nenhuma peça é idêntica a outra; cada objeto é único, exclusivo.

Os trabalhos de David são divididos em sete formatos: Bloom, Foglio, Resistenza, Parabola, Sphere, Piscine e Allegro. As fantásticas esculturas exploram as formas abstratas orgânicas e levam os entusiastas a imaginarem diferentes significados e inspirações para cada curva e para cada combinação de cores. Podem ser comercializadas individualmente ou em composições de duas ou três peças.

As peças de David podem ser vistas em seu atelier, localizado em San Francisco, Califórnia, ou em algumas galerias de arte listadas em seu site. O melhor de David Patchen é que seu atelier é aberto a visitação, e enquanto bebericam algum drink, os clientes podem circular e acompanhar a genialidade de David e seus assistentes, dando formas a lindas peças de vidro colorido.

Preço: a partir de US$ 800 (sem impostos e frete)

Para maiores informações, visite o site: www.davidpatchen.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com

Acompanhe no vídeo abaixo a riqueza do trabalho artesanal que dá vida às criações de David Patchen, em seu atelier em San Francisco