Links Especiais:

Europa 100, o Brasil em águas internacionais

  • Publicado sábado, 18 de setembro de 2010

Marcando presença brasileira no mercado internacional dos grandes estaleiros e marcas, a MCP Yachts lançou recentemente o primeiro casco do modelo Europa 100, o Lady Genyr, um arrojado motor yacht quadrideck, que representa um importante passo para a indústria naval do país.

Com base em um projeto personalizado, o casco de alumínio do Europa 100 foi construído por encomenda de um famoso grupo químico internacional, o qual fez várias exigências específicas para o projeto.

Com o perfil projetado para enfrentar longos cruzeiros intercontinentais, o barco tem 4 decks ao longo de seus 100 pés. O Lady Genyr apresenta um excepcional volume interior devido a seu full beam deck, isto é, o salão do pavimento principal ocupa toda a largura do casco, que é de 6,75 metros. Chega a alcançar a velocidade de 23 nós, e apresenta a grande autonomia de 3.500 milhas náuticas, ou 6.500 km, navegando a 10 nós.

Para os amantes da aparência dos trawlers, a MCP Yachts ainda oferece uma versão Expedition do Europa 100, com as janelas frontais da ponte de comando inclinadas para a frente.

Cada centímetro de espaço no exterior e interior do Europa 100 foi otimizado. A proa possui solários de cada lado de sua extensão. A ausência de corredores externos no convés principal proporciona um grande, iluminado e espaçoso salão, decorado com criatividade, e que reflete as preferências do proprietário. Ainda no salão, a cozinha é totalmente integrada à sala, tornando o chef o centro das atenções.

Além de todas as usuais aplicações de uma cozinha completa e bem equipada, uma bancada de granito transforma uma das faces da cozinha em um charmoso bar. Para refeições rápidas existe uma cozinha de serviço na popa do convés inferior.

Os projetos oferecem opções variadas de armários e revestimentos, assim como a alternativa de separar a cozinha do salão, caso seja de escolha do proprietário.

A cozinha não é a única característica interessante do Lady Genyr. Na suíte master, localizada no deck principal à frente do salão, o closet feminino é totalmente escondido atrás de uma cama kingsize.

Não há qualquer vestígio de que exista uma porta para o closet no local, até que seja pressionado um pedal ao lado da cama e que a parede inteira, juntamente com o criado-mudo escorregue para o canto do quarto. Um espelho na parede em frente à cama esconde uma televisão de plasma, que somente se torna visível quando ligada.

No deck inferior, duas suítes de casal idênticas com camas queen-size, e duas suítes com camas de solteiro e cama rebatível tipo pullman, fazem desse iate uma embarcação de cinco suítes que acomoda até 12 convidados para pernoite. As suítes das crianças possuem camas rebatíveis para as babás.

O corredor entre essas cabines leva às acomodações da tripulação, que pode trabalhar no deck inferior sem transitar nas áreas de convidados no deck superior.

Sendo um barco pensado para alojar as famílias dos diretores da empresa, o projeto tem um interior de fácil utilização, evitando tecidos e carpetes delicados.

Revestimentos de madeira teca cobrem não somente a cabine de comando como também o lounge superior. Este último foi idealizado como uma sala de jogos, sendo dotado de uma grande TV de plasma, uma mesa de jogos e um sofá para as crianças.

Em todos os ambientes, os móveis recebem acabamento refinado. As madeiras escuras fazem contraste com os claros carpetes, e tecidos levemente coloridos da decoração.

O Lady Genyr possui também um mecanismo de estabilizadores da embarcação que suprime o balanço e mantém o barco estável quando ancorado em mar aberto.

A MCP Yachts deu utilização para cada centímetro externo e interno do Europa 100. A proa, por exemplo, possui dois solários que não interferem nos locais de armazenagem dos equipamentos de âncora. Imediatamente após a sala de jogos e spa no convés do passadiço, está localizada uma grande jacuzzi, com dois jet-skis posicionados em ambos os bordos.

O deck superior inclui ainda um bar com três banquetas, uma mesa de centro para 10 pessoas e sofás localizados nas laterais da ponte de comando. Tudo isso pode ser coberto por um toldo retrátil eletronicamente.

Na popa, o Lady Genyr conta com uma cozinha completa, fornecendo um local para a tripulação preparar refeições e jantares formais. Assim, os convidados que estejam utilizando a plataforma de mergulho podem degustar camarões fritos, casquinhas de siri ou mesmo uma rápida refeição. Para isso, basta abrir-se a imensa porta de popa que fica estendida junto ao nível da linha d’água.

Durante a noite, luzes sob a água geram um verdadeiro espetáculo de ballet da fauna aquática.

Há uma terceira e menor cozinha na área reservada à tripulação, a qual pode alojar até quatro tripulantes em duas suítes.

As embarcações são fabricadas com certificados internacionais assegurados pelo Lloyd’s Register, empresa com sede em Londres, na Inglaterra. A MCP Yachts ainda oferece a opção de classificação comercial de Marshall Islands (similar a MCA). Esta segunda opção é interessante caso a embarcação seja utilizada em charters internacionais.

A empresa proprietária do Lady Genyr já navegou toda a costa do Brasil e do Uruguai, e segue para as Ilhas Canárias, adentrando ao Mediterrâneo neste verão do Hemisfério Norte.

Depois de toda a Europa, Adriático e Grécia, os planos incluem o Caribe, Estados Unidos, Panamá, Polinésia, Ilhas Seychelles e tudo de bom que o mundo pode oferecer.

Em atividade desde 1980, a MCP Yachts é responsável por mais de 250 projetos e construções, em parceria com a indústria naval comercial, militar e de lazer do Brasil. Em 1983, a empresa começou a escrever sua história no setor mais exigente da indústria naval doméstica com a produção de uma série de oito iates semi-customizados em aço, de 94 pés de comprimento cada. Assim foram o MY Ausonia, MY Panther, MY Raffaella, MY Apolimar, MY Cisne e o MY Algarve, entre outros. Logo em seguida, veio a concepção do maior iate de alumínio então construído no Brasil, o MY Santa Maria, de 120 pés, com propulsão a jato d’água Kamewa, que projetou a MCP Yachts internacionalmente no Mega Yacht Boat Show de Nice, na França em 1994.

Já em 2002, a MCP Yachts introduziu com enorme sucesso um novo conceito no segmento nacional e internacional, denominado Global Fast Trawlers, com uma variedade de tamanhos entre 85 e 98 pés.

A MCP Yachts lançou também outros projetos de iates clássicos de semi-deslocamento, entre 76 e 106 pés, acabando de finalizar agora o projeto de um atraente casco de 135 pés, com varanda na suíte principal.

Este ano a MCP Yachts inaugura sua segunda planta industrial e de serviços no Guarujá, com o maior travelift da América do Sul, com capacidade para deslocar até 150 toneladas. Com instalações de primeiro mundo, a MCP Yachts segue seu rumo de excelência e qualidade internacionais.

Preço: sob consulta

Para conhecer mais detalhes do novo Europa 100 da MCP Yachts, visite o site: www.mcpyachts.com.br