Links Especiais:

Azimut 86S, Open style

  • Publicado sábado, 5 de junho de 2010

O segmento dos super iates, com casco acima dos 24 metros de comprimento, recebeu, nos últimos anos, vários exemplares de modelos Open, isto é, iates sem flybridge.

O Azimut 86S, com 26,5 m de comprimento, é um dos projetos mais admirados e premiados pela mídia especializada. Desenvolvido pela Azimut, o 86S tem um excelente design, com linhas elegantes e muito esportivas, além de soluções estéticas inovadoras.

Externamente, a 86S tem as linhas tradicionais da marca, com as janelas laterais traseiras em forma de onda e perfil aerodinâmico. A maioria dos cascos conta com pintura vermelha, original da série “S”, mas há alternativas como o azul escuro metálico, verde escuro metálico ou preto. As janelas quadradas do camarote dos proprietários também fazem parte do portfólio da Azimut.

Porém, o que mais chama a atenção em um iate deste tamanho, é a ausência do flybridge. Tendência iniciada na Europa, os grandes iates sem o flybridge ganharam o mundo, pois proporcionam linhas mais esportivas, centro de gravidade muito mais baixo, melhorando consideravelmente a estabilidade e a manobrabilidade. Além disso, uma das vantagens é o número reduzido de peças mecânicas e, consequentemente, menos manutenção.

Uma das grandes vantagens de um iate sem o flybridge é contar no convés principal com um grande teto solar. No caso do Azimut 86S, o teto retrátil faz do convés uma sala de estar ao ar livre.

O 86S é um iate com grandes áreas de convivência e espaços muito bem aproveitados. O convés principal conta com cockpit de comando com 3 confortáveis bancos individuais. A sala de estar oferece 4 confortáveis sofás de 2 lugares, móvel com TV de LCD retrátil e sistema multimídia de som Bose. Na continuação do salão principal, um espaçoso deck com mesa de almoço para 8 pessoas e mais dois sofás para 6 pessoas, além de um sunpad de 3 lugares.

O acesso para o piso inferior é feito por dois lugares. O primeiro, ao lado do cockpit de comando, leva à área dos camarotes, com acomodações para 8 pessoas. O camarote dos proprietários fica no centro do casco, e conta com cama king-size, mesa com dois sofás para pequenas refeições e um pequeno desk para notebook. Na proa fica o camarote VIP, e, entre o VIP e o camarote dos proprietários, ficam mais dois camarotes com duas camas de solteiro cada.

O segundo acesso ao piso inferior fica no salão principal, ao lado da porta para o deck traseiro. Por esta escada chega-se à galley, que conta com mesa para 4 lugares e também dá acesso ao camarote dos tripulantes, com duas camas individuais.

Com abertura pelo deck de popa, um grande compartimento abriga um jet-ski e um pequeno barco, além de equipamentos para náutica e mergulho.

O Azimut 86S conta com dois motores MTU 16V 2000 M91 de 2000 cv cada. Sua propulsão pode ser por hélices ou por hidro-jatos da Hamilton Jet. O sistema de hidro-jatos funciona de forma semelhante à dos jet-skis. Os modelos equipados com hidro-jatos perdem um pouco da velocidade máxima, porém ganham muito em conforto, silêncio, e principalmente, na navegabilidade, além do benefício de não haver parte móveis abaixo do casco, o que aumenta muito a segurança quando se navega em águas rasas.

Preço: US$ 5,5 milhões (sem impostos e frete)

Para conhecer melhor o Azimut 86S, visite o site: www.azimutyachts.com