Links Especiais:

Phenom 300, um super light muito luxuoso

  • Publicado domingo, 25 de abril de 2010

O Phenom 300, o mais novo super-light jet da categoria, estabelece novos parâmetros na aviação executiva e torna os concorrentes obsoletos.

Com capacidade para transportar 2 tripulantes + 7 passageiros, o Phenom 300 oferece conforto, luxo e exclusividade para uma viagem de até 3.300 km, voando a 45.000 pés e atingindo velocidade máxima de 834 km/h.

Sua motorização é composta por duas turbinas Pratt & Whitney – PW 535-E de 3.200 lb de empuxo cada uma, gerenciadas pelo sistema Dual Fadec. O FADEC é um sistema que controla o desempenho do motor para os pilotos, a fim de que nenhum dano seja provocado por excesso de velocidade ou descuidos em parâmetros importantes. Sua finalidade principal é gerenciar o funcionamento dos motores e prevenir o desgaste de componentes importantes do motor por mau uso, principalmente nas decolagens. Simultaneamente, o sistema também reduz muito o trabalho do piloto e traz segurança para os usuários. Além disso, os motores controlados pelo FADEC têm menos inspeções obrigatórias regulares do que os outros similares, e geralmente são muito mais confiáveis.

O interior dos modelos Phenom 300 e Phenom 100 são projetados pela DesignworksUSA, empresa do grupo BMW, que criou cabine e cockpit extremamente luxuosos e modernos.

Com linhas futuristas e acabamento primoroso, o objetivo da DesignworksUSA foi proporcionar ao Phenom soluções práticas como apoio dos braços integrados, compartimentos de bagagem embutidos, interior em couro personalizado, madeiras nobres no revestimento e detalhes metálicos. A Embraer oferece sete opções de configuração para a cabine.

O cockpit Prodigy® proporciona novos níveis de integração, flexibilidade de apresentação e monitoração de sistemas da aeronave. O Prodigy® é baseado no sistema de aviônicos Garmin G1000, sendo totalmente integrado e composto por 3 telas de LCD, que oferece aos operadores do Phenom 300 mais vantagens do que qualquer outro conjunto de aviônicos que se encontra atualmente no mercado.

O sistema, de fácil utilização, compreende três telas de 12 polegadas – duas telas primárias de vôo (PFD) e uma tela multi-função (MFD). O sistema integra toda a instrumentação primária de vôo: navegação, comunicação, terreno, tráfego, meteorologia, motores e dados para alerta à tripulação, além de apresentar as informações compostas, em cores brilhantes que podem ser lidas à luz do sol, em telas de alta definição. Uma das vantagens do sistema Prodigy® foi homologar o Phenom 300 para single pilot.

Segundo o vice-presidente da Embraer, Colin Steven, “Nós pensamos alto. A tarefa da DesignworksUSA era de proporcionar o máximo conforto ao piloto, atender às exigências dos clientes executivos e combinar a estética premium com design e qualidade superiores”.

Preço: US$ 8,2 milhões (sem impostos e frete)

Para conhecer mais detalhes do Embraer Phenom 300, visite o site: www.embreaerexecutivejets.com