Links Especiais:

Jato Executivo Cessna Citation CJ4

  • Publicado segunda-feira, 8 de março de 2010

A Cessna começará a entregar, a partir do segundo trimestre de 2010 as primeiras unidades do novo jato Citation CJ4.

Segundo a Cessna, o projeto do CJ4 nasceu de solicitações de vários clientes, que queriam uma aeronave com mais autonomia e mais espaço interno do que o Citation CJ3.

Jack J. Pelton, CEO da Cessna, disse que o CJ4 usa tecnologia dos modelos mais recentes da marca, como o Citation Mustang e o Citation Sovereign, além de avanços técnicos específicos para o CJ4. Ainda segundo Pelton, o Citation CJ4 oferece maior desempenho e melhor equilíbrio de carga, já existente na linha CJ, mas com mais equipamentos de série e mais conforto para os passageiros do que nunca.

A asa do CJ4, uma das novidades na linha CJ, foi desenhada com base na asa do Citation Sovereign, recebendo os três Speed Brakes superiores que permitem à aeronave pousar em pistas curtas, uma das fortes características da linha CJ. O CJ4 pode decolar de uma pista com 2.050 metros (3.300 pés) e pousar em apenas 1.650 metros (2.665 pés).

Sua motorização é composta por duas turbinas Williams FJ44-4A, que vão estrear no CJ4, e são gerenciadas pelo Full Authority Digital Engine Control (FADEC). Este sistema controla o desempenho do motor para os pilotos, a fim de que nenhum dano seja provocado por excesso de velocidade ou descuidos em parâmetros importantes. Com isso, reduz-se muito o trabalho dos pilotos e o desgaste dos motores.  Os motores têm menos inspeções obrigatórias regulares do que os outros similares, e geralmente são muito mais confiáveis. O CJ4 está certificado para operações até 45.000 pés e tem autonomia de voo de 3.700 km.

Com uma ampla cabine, o CJ4 pode ser configurado para 6 ou 7 passageiros. A bordo, os passageiros encontrarão uma nova geração de bancos com muito mais espaço para acomodar a cabeça e os ombros, mais espaços para os pés e as pernas, e mais espaço para bagagem do que no CJ3. As janelas foram posicionadas de maneira que favoreça a vista exterior pelos passageiros. Além disso, o CJ4 recebeu um sistema integrado de comando elétrico para as persianas, luzes e multimídia. O entretenimento digital conta com um home theater com Blu-Ray, DVD, CD, MP3, rádio via satélite e conector para iPods. As telas do sistema multimídia podem receber informações do voo e mostrar a aeronave e seu posicionamento global.

Para-brisas e vidros laterais eletricamente aquecidos proporcionam um ambiente mais silencioso no cockpit, que também conta com bancos com ergonomia melhorada e que facilitam o acesso do piloto ao assento. Os aviônicos ficam por conta da Rockwell Collins, que fornecerá o conjunto Pro Line 21, com 4 telas de 8 por 10 polegadas no painel.

O Citation CJ4 chega para juntar-se ao CJ1+, CJ2+ e CJ3 que fazem parte de uma frota de 900 aeronaves com mais de 1,3 milhões de quilômetros rodados.

Preço: US$ 8,5 milhões (sem impostos e frete)

Para conhecer melhor o Citation CJ4 e obter mais informações, visite o site: www.cessna.com

Assista ao vídeo abaixo com as imagens do primeiro voo de teste do Citation CJ4