Links Especiais:

Jato Dassault Falcon 7X, business tri-jet

  • Publicado domingo, 2 de janeiro de 2011

A Dassault Aviation, fabricante francesa de aviões civis e militares, foi fundada em 1930 por Marcel Bloch. Na área militar, a Dassault criou os lendários jatos Mirage, que equipam a Força Aérea Brasileira até os dias atuais.

Na gama civil, a estrela máxima da Dassault é o Falcon 7X, um grande business tri-jet, projetado para proporcionar o máximo conforto aos passageiros em longos percursos.

O Falcon 7X conta com 3 turbinas Pratt & Whitney Canada 307A, cada uma com 6.402 libras de empuxo. Com este conjunto mecânico, o Falcon 7X tem autonomia de 11.000 km e necessita de 1.700 m de pista para decolagem. Seu peso máximo de decolagem é de 31.300 kg.

Com velocidade máxima de Mach 0,9 (1.100 km/h), o Falcon 7X é o jato mais rápido de sua categoria, além de ser capaz de realizar aproximações a apenas 104 nós de velocidade, ou seja, 192 km/h. Seu teto máximo de operação é de 51.000 pés.

O interior do Falcon 7X foi projetado pelo estúdio DesignworksUSA, empresa do grupo BMW, em parceria com a Dassault Aviation e transporta 13 passageiros e 3 tripulantes. Na configuração de conforto máximo, o número ideal é de 8 passageiros. Sua cabine conta com dois toaletes, sendo um exclusivo para os passageiros e outro para a tripulação. Além disso, a cabine do Falcon 7X conta com galley completa para refeições quentes e frias, telefone via satélite, internet, fax e sistema multimídia com DVD e Blu-Ray players. As dimensões da cabine são majestosas: 11,9 m de comprimento, 1,88 m de altura, 2,34 de largura da fuselagem e 1,91 m de largura do piso.

O cockpit do Falcon 7X é equipado com aviônicos Primus EASy de última geração, desenvolvidos pela Dassault em conjunto com a Honeywell, e conta com 4 grandes telas de LCD de 14,1 polegadas, além de ser o primeiro business jet a utilizar o sistema fly-by-wire.

A sigla 7X do Falcon deve-se às suas grandes 7 virtudes:

1 – Alta velocidade e grande autonomia

2 – Cabine de conforto máximo

3 – Valor sem precedentes

4 – Desenho revolucionário da asa e do cockpit

5 – Confiabilidade incomparável

6 – Projeto com 3 motores

7 – Versatilidade imbatível

Preço: US$ 50 milhões (sem impostos e frete)

Para conhecer melhor o Falcon 7X da Dassault, visite o site: www.dassaultfalcon.com

Assista abaixo ao vídeo corporativo do Falcon 7X