Links Especiais:

Cessna Citation XLS+, conforto a bordo

  • Publicado domingo, 16 de maio de 2010

O Cessna Citation XLS+ é o sucessor do Citation XLS. Um dos jatos executivos mais conceituados do mundo, o Cessna Citation XLS+, recebeu atualizações que o colocaram entre os mais rápidos da família Citation.

O novo Cessna Citation XLS+ recebeu o sistema FADEC de controle dos motores, novo nariz, e novas turbinas Pratt & Whitney PW545C.

O FADEC é um sistema que controla o desempenho do motor para os pilotos, a fim de que nenhum dano seja provocado por excesso de velocidade ou descuidos em parâmetros importantes. Sua finalidade principal é gerenciar o funcionamento dos motores e prevenir o desgaste de componentes importantes do motor por mau uso, principalmente nas decolagens. Simultaneamente, o sistema também reduz muito o trabalho do piloto e traz segurança para os usuários. Além disso, os motores controlados pelo FADEC têm menos inspeções obrigatórias regulares do que os outros similares, e geralmente são muito mais confiáveis.

Como parte do pacote de modernização o novo Citation XLS+ também contará, em sua nova versão, com aviônicos Pro Line 21 da Rockwell Collins, compostos por 4 displays de LCD de 8 x 10 polegadas para o EFIS – (Electronic Flight Instrument System), o sistema de controle eletrônico de voo.

O Citation XLS+ atinge velocidade máxima de cruzeiro de 817 km/h, tem autonomia de voo de 3.400 km e necessita de apenas 1.085 metros de pista para decolagem. O teto máximo de operação é de 45.000 pés.

O interior do Citation XLS+ transporta 9 passageiros + 2 tripulantes em sua configuração original. Um dos grandes atrativos do Citation XLS+ é oferecer as mesmas dimensões e o mesmo conforto da cabine do Citation X.

Como equipamento de série, o Citation XLS+ conta com uma APU – (Auxiliary Power Unit) – unidade auxiliar de força, que mantém a cabine confortavelmente refrigerada enquanto a aeronave permanece no chão.

Preço: US$ 11,6 milhões (sem impostos e frete)

Para conhecer melhor o Citation XLS+, visite o site: www.cessna.com