Links Especiais:

Cessna Citation X, luxo em alta velocidade

  • Publicado quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Segundo a Cessna, o Citation X é o avião civil mais rápido do mundo, atingindo velocidade máxima de Mach 0,92 (1.127 km/h), apenas um pouco abaixo da velocidade do som. Até os dias de hoje, a frota mundial de Citation X já voou o equivalente a 4 viagens ao Sol. Além disso, já decolaram e pousaram mais de 1 milhão de vezes. Essa é a prova de que o consumidor de altíssimo luxo não quer apenas requinte e exclusividade, mas quer, acima de tudo, segurança e confiabilidade.

Cobrindo uma milha em apenas 6 segundos, o Citation X vai de Los Angeles a Nova York em 4 horas, uma hora a menos se comparado com outros jatos executivos.

Em sua concepção, um dos pré-requisitos era conciliar alto desempenho com baixo consumo de combustível, meta que foi alcançada pelos engenheiros. O Citation X tem consumo de apenas 386 litros por hora, fazendo dele não apenas o business jet mais rápido, mas também o mais eficiente em consumo de combustível.

Sua motorização é composta por 2 motores Rolls-Royce AE3007C1 com o Full Authority Digital Engine Control (FADEC). Este sistema controla o desempenho do motor para os pilotos, a fim de que nenhum dano seja provocado por excesso de velocidade ou descuidos em parâmetros importantes. Com isso, reduz-se muito o trabalho dos pilotos e o desgaste dos motores, que por sua vez, necessitam de menos inspeções obrigatórias regulares do que os outros similares, e geralmente são muito mais confiáveis.

Além dos mais modernos equipamentos, outro fator decisivo na escolha do Citation X é sua cabine de passageiros com 7,3 m de comprimento, 1,70 m de largura e 1,75 m de altura. Os bancos de série são extragrandes, com capacidade de reclinagem total, além de apoio dos braços. Seu interior é repleto de equipamentos multimídia, como telas de LCD, DVD, Blu-ray e telefone. Os passageiros contam com uma tela digital que apresenta informações sobre a velocidade, a altitude e a localização da aeronave no globo terrestre. A cozinha é completa, com refrigerador e forno de microondas, além de espaço para louças e talheres personalizados. O toalete, localizado na parte traseira do avião, é amplo o suficiente para funcionar como um vestiário e ainda conta com um armário para armazenar pequenas malas de viagem.

O compartimento de bagagem do Citation X é aquecido e pressurizado, para que os pertences dos proprietários não sejam danificados durante o voo, e tem capacidade para 2,3 m³ , ou cerca de 350 kg de bagagem.

Uma característica marcante do Citation X, que normalmente não é discutida na comparação de jatos particulares é seu visual externo. Com suas linhas elegantes e limpas, o Citation X já parece veloz mesmo parado no hangar.

E para comandar esta orquestra, a Cessna escolheu um dos melhores equipamentos aviônicos disponíveis no mercado, o Honeywell Primus 200. Este sistema possui cinco displays de 18 x 20 cm que substituem os instrumentos analógicos por telas de fácil leitura. Este conjunto ainda conta com o Enhanced Vision System, uma ferramenta muito útil e moderna, que utiliza sensores infravermelhos para criar uma imagem tridimensional do exterior, muito útil nos voos por IFR (Instrument Flight Rules), isto é, voos por instrumentos, durante as tempestades de neve e chuva, em nevoeiro ou à noite.

O Citation X realmente merece a fama que tem. É um jato versátil, que proporciona grande conforto e exclusividade tanto em viagens curtas quanto em voos internacionais. É incomparável em sua velocidade, eficiência e confiabilidade. Não é sem razão que a Cessna considera o Citation X de “o mais rápido e mais eficiente jato executivo já construído”.

Preço: US$ 22 milhões (sem impostos e frete)

Para maiores informações, consulte o site do fabricante: www.cessna.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados

Assista ao vídeo abaixo e conheça melhor o Cessna Citation X