Links Especiais:

Icon A5, diversão no ar e na água

  • Publicado segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

icon-a5-0

Sedutor como um carro esportivo e tão fácil de transportar quanto um jet-ski. Seu nome é Icon A5, um pequeno avião anfíbio, fruto da colaboração entre um piloto de caça F-16 e um desenhista de skates.

Suas asas recolhem-se para trás eletricamente para caber em uma carreta rodoviária pequena. Este é um dos grandes trunfos – a portabilidade. O Icon A5 foi idealizado para transmitir a sensação de diversão de um jet-ski, e não de um pequeno Cessna. Tinha também que ter a aparência de um avião, inclusive em seu cockpit, não se parecendo em nada com um protótipo experimental.

Com a criação da categoria Light Sport pela FAA, a Federal Aviation Administration, órgão que controla e regulamenta a aviação norte americana, ficou mais fácil para pilotos amadores voarem. As aeronaves nesta categoria devem ter apenas 1 motor, atingir velocidade máxima de 222 km/h, voar abaixo dos 10.000 pés e somente durante o dia, com céu claro e longe dos congestionados aeroportos. Além disso, os candidatos a pilotos necessitam de 20 horas de instrução para receber a licença.

O Icon A5 conta com um motor Rotax 912 ULS, 4 cilindros, com 100 cv a 5.800 rpm, 128 Nm de torque a 5.100 rpm. Seu peso máximo de decolagem é de 650 kg, autonomia de 300 milhas náuticas (ou 555 km). Trem de pouso retrátil, para-quedas embutido e asas dobráveis eletricamente são opcionais. A estrutura completa do avião é de fibra de carbono.

Preço: a partir de US$ 135 mil (sem impostos e frete)

Para maiores informações, visite o site: www.iconaircraft.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados

Assista no vídeo institucional abaixo aos primeiros voos do Icon A5