Links Especiais:

Yamaha YZF-R1 50th Anniversary Edition

  • Publicado domingo, 6 de novembro de 2011

A Yamaha apresenta a YZF-R1 50th Anniversary Edition, uma edição especial decorada com a pintura semelhante à das bikes da MotoGP.

A Yamaha YZF-R1 50th Anniversary Edition foi produzida para celebrar os 50 anos da primeira Yamaha a competir nos campeonatos mundiais de motovelocidade.

Segundo a Yamaha, “racing improves the breed. Desde nossos primeiros pontos no Isle of Man TT – Tourist Trophy, em junho de 1961, até nosso último título mundial de 2010, com o campeão Jorge Lorenzo e Ben Spies, cada sucesso nas pistas permite aos nossos engenheiros e desenhistas refinar ainda mais nossas motos de rua de amanhã”.

A Yamaha YZF-R1 é a detentora de um dos mais modernos e eficientes motores da categoria, e a chave do sucesso se chama virabrequim crossplane. Não é nenhuma novidade para o mundo da mecânica, pois foi inventado pelos engenheiros da Cadillac em 1915 e incorporado em seus motores a partir de 1923. Portanto, esse é mais um exemplo de que os projetistas atuais voltam ao passado para buscar soluções geniais.

Em todos os motores a combustão, o torque é proveniente de duas fontes: através da própria combustão e também da inércia da rotação do virabrequim., portanto, é um torque composto. O resultado da soma destas duas forças é um gráfico desordenado. Já no motor equipado com o virabrequim crossplane, os excêntricos são posicionados de forma a produzir um torque inercial em harmonia com o torque da combustão, gerando um torque composto extremamente linear e poderoso.

A R1 tem motor de 4 cilindros em linha, com 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote. As válvulas de admissão são de titânio. O câmbio é de 6 marchas com embreagem multi-discos. A potência máxima é de 182 cv.

Para facilitar a pilotagem e proporcionar emoção e segurança em todos os tipos de condução, a YZF-R1 conta com o sistema D-MODE de seleção das características desejadas. Além do modo Standard, o piloto pode escolher entre modo ‘A’, para pilotagem radical e esportiva, com torque acentuado em baixas e médias rotações, e modo ‘B’, onde o torque é menor e mais suave. Estas três diferentes formas de mapeamento do motor, ao simples toque de um botão, fazem da YZF-R1 uma das superesportivas mais avançadas do mundo.

O esquema de cores da YZF-R1 50th Anniversary Edition estará disponível também para os seguintes modelos em 2012: YZF-R6, YZF-R125, FZ8, Aerox e TZR50. Conheça as demais cores da Yamaha YZF-R1 2012 na galeria de fotos abaixo.

A Yamaha YZF-R1 50th Anniversary Edition conta com emblema exclusivo da edição especial, com numeração do exemplar.

Preço: US$ 14.490 (sem impostos e frete)

Para mais informações, visite o site: www.yamaha-motor.com

Para conhecer toda a linha 50th Anniversary Edition da Yamaha, clique aqui

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com

Assista abaixo ao maravilhoso vídeo de lançamento da Yamaha YZF-R1 50th Anniversary Edition 2012