Links Especiais:

World Premiere: BMW i3 e i8, o futuro

  • Publicado sexta-feira, 29 de julho de 2011

A BMW apresentou hoje dois conceitos que irão nortear o caminho da marca bávara no segmento dos veículos híbridos nos próximos anos.

Os novos BMW i3 e i8 são os dois primeiros modelos da sub-brand ‘BMW i’, e serão lançados em 2013 e 2014, respectivamente.

O i8 é um sport coupé híbrido, que já havia sido apresentado no Frankfurt Motor Show de 2009 com o nome de Vision EfficientDynamics Concept, e abre o caminho para um veículo de produção. Sua propulsão é composta por 2 motores elétricos montados sobre o eixo dianteiro e um motor turbo movido a gasolina, de 1,5 litros e 3 cilindros, com 223 cv de potência e 300 Nm de torque máximo. O motor a gasolina traciona as rodas traseiras através de um câmbio de dupla embreagem. Os motores elétricos utilizam um câmbio de duas marchas para movimentar as rodas dianteiras. Trabalhando simultaneamente os dois motores produzem 352 cv e 550 Nm de torque.

Segundo dados da fábrica, o híbrido i8 acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. O desempenho é considerável, mas os números que mais impressionam são os do consumo, de impressionantes 37 km/l.

Os motores elétricos do i8 são alimentados por uma grande bateria de íons de lítio, que pode ser totalmente carregada em qualquer tomada doméstica em 1 hora e 45 minutos. Utilizando apenas os motores elétricos, o i8 conta com autonomia de 35 km.

Segundo a BMW, o posicionamento dos motores em cima de seus respectivos eixos proporcionou um balanceamento perfeito de 50/50. Além disso, o uso de materiais leves e avançados como o CFRP – Carbon-fibre Reinforced Plastic contribuiu para atingir o peso de apenas 1.480 kg.

O novo BMW i8 é um coupé de 2 + 2 lugares que será apresentado ao público em setembro, no Frankfurt Motor Show 2011.

O outro lançamento da BMW é o i3, que assim como o i8, faz parte de uma gama de veículos eco-friendly, com a diferença de ser movido apenas por eletricidade.

O novo BMW i3 é um hatchback de 5 portas e faz parte de um novo conceito chamado LifeDrive. Seu chassi é construído em alumínio e a carroceria em CFRP, que é tão forte quanto o aço mas é 50% mais leve.

O motor elétrico do i3 fica posicionado na traseira e produz 170 cv, suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos. O câmbio é continuamente variável e a velocidade máxima foi limitada eletronicamente em 150 km/h.

A bateria, assim como no i8, é de íons de lítio, e conta com refrigeração líquida. Utilizando-se tomada comum a bateria pode ser carregada em 6 horas. Com a utilização de um carregador rápido, 80% da carga pode ser recarregada em uma hora. Com a carga plena, a autonomia do i3 fica entre 120 e 180 km.

Como opcional, a BMW irá disponibilizar o REx – Range Extender, um sistema que aumenta a autonomia. Através dele, um pequeno motor a gasolina irá recarregar a bateria. O sistema conta também com função Start/Stop.

Com 3,84 m de comprimento, 1,53 m de largura e 2 m de altura, o i3 é o menor modelo BMW, e conta com 4 assentos, porta-malas traseiro com 200 litros e um pequeno compartimento de carga na dianteira.

Veículos não disponíveis no site corporativo até o fechamento desta matéria.

Preços: não disponíveis

Para mais informações, visite o site: www.bmw.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com

 

Assista abaixo ao vídeo de lançamento da nova linha BMW i