Links Especiais:

Rolls-Royce Ghost, o mais novo ‘RR’

  • Publicado terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O Rolls-Royce Ghost inaugurou um novo segmento da marca. A marca inglesa apresentou um modelo menor e com design mais jovem que o flagship da marca, o Phantom. O público alvo do Ghost é o cliente Rolls-Royce que dirige o próprio carro, que quer o desempenho dos grandes sedãs esportivos, mas com aparência sóbria e elegante.

Externamente, o Ghost trás a forte identificação visual da marca, com a inconfundível grade dianteira cromada, menor que nos outros modelos, e com o símbolo “RR”, sinônimo de riqueza e exclusividade. Outro detalhe característico da Rolls-Royce são as portas traseiras que abrem no sentido contrário.

Spirit of Ecstasy é o nome do símbolo que vai à frente do capô, e indica o espírito esportivo do Ghost. A estatueta é retrátil eletricamente, e não prejudica a aerodinâmica do grande sedã em alta velocidade. O símbolo da Rolls-Royce no centro das rodas não gira, permanecendo estático mesmo com as rodas em movimento, sempre na posição correta.

Seu capô tem uma pintura especial na cor prata com acabamento fosco, que começa embaixo da grade e termina como uma moldura ao redor do para-brisa. Para agradar a todos os gostos, o Ghost oferece uma gama de 12 cores, todas com acabamento mirror finish, que confere à pintura, aparência extremamente brilhante.

Mike Pratt, o especialista e responsável pelo couro utilizado pela marca, conta que seu interior, todo costurado à mão, leva duas semanas para ser concluído, tempo decorrido desde a escolha e preparação das peças até seu acabamento. Seguindo a mesma linha de exclusividade na escolha e aplicação de materiais, Dan Austin, especialista em madeiras, explica que cada carro recebe madeira de apenas uma árvore. Assim, a qualidade, a tonalidade e os veios da madeira são exclusivos e únicos de cada carro.

Para reforçar a dirigibilidade esportiva, o Ghost possui Anti-Roll Estabilization, sistema que não permite que a carroceria se incline nas curvas. Possui também o Night Vision System, que mostra na tela LCD do computador de bordo, imagens de uma câmera de infra-vermelho posicionada na grade dianteira. Este sistema permite que o motorista veja imagens nítidas de objetos que estão a mais de 300 metros de distância. Possui também o Head-Up Display, que projeta no para-brisa informações como velocidade instantânea, velocidade permitida e informações do GPS. Ainda no item segurança, o Ghost é equipado com o Lane Departure Warning, que detecta e avisa o motorista sobre mudanças de faixa sem indicação de seta, prevenindo uma eventual distração por cansaço.

Para o trânsito pesado, o Ghost conta com o Active Cruise Control, no qual o motorista seleciona a velocidade e a distância desejada em relação ao carro da frente e o veículo é conduzido pelo sistema. No anda-e-para do trânsito, o motorista só usa o volante.

Para dar ao proprietário a certeza de que o Ghost é um luxuoso sedã com desempenho esportivo, a Rolls-Royce o equipou com um poderoso V12 bi-turbo de 6,6 litros, com 570 cv a 5.250 rpm e com o incrível torque de 780 Nm a apenas 1.500 rpm, com câmbio ZF de oito marchas. Este conjunto proporciona ao Ghost alcançar velocidade máxima de 250 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, exatamente o mesmo tempo de um Porsche Carrera.

Alguns itens do Rolls-Royce Ghost demonstram o cuidado da marca com seus clientes, como o guarda-chuva embutido na porta dianteira, que sai do seu compartimento com apenas o toque de um botão. O console onde ficam as luzes de cortesia do teto é extremamente luxuoso e de fácil manuseio. Para os ocupantes do banco traseiro, telas de LCD integradas ao sistema multimídia de som e imagens, além de portas que se fecham eletricamente. O sistema iDrive é compartilhado com a BMW e controla todos os parâmetros e funções eletrônicas do Ghost. O volante é multifuncional e tem acabamento em black piano.

Nas palavras de Helmut Riedl, diretor de Engenharia da Rolls-Royce, “nosso desafio foi preservar o nível de conforto e fornecer a mais interessante e dinâmica pilotagem jamais vista em um Rolls-Royce”.

Preço: US$ 272.000 (sem impostos e frete)

Para maiores informações, visite o site: www.rolls-roycemotorcars.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com


 

Assista abaixo a um review sobre o Rolls-Royce Ghost