Links Especiais:

Porsche 911 GT3, ideal para track days

  • Publicado sábado, 17 de abril de 2010

Além das mudanças estéticas, o novo 911 GT3 recebeu um motor mais potente e importantes inovações técnicas. O novo motor é um boxer de 6 cilindros, naturalmente aspirado, que produz 435 cv de potência, 20 cv a mais em relação ao seu antecessor. Para isso, a Porsche recorreu a um aumento na capacidade do motor em 200 cm³, passando para 3,8 litros, e também promoveu uma considerável melhora do fluxo de combustível na cabeça do cilindro.

A partir de agora, não apenas as válvulas de admissão, mas também as de escape serão ajustadas pelo sistema VarioCam, aumentando o desempenho e otimizando o consumo. O câmbio é manual de 6 marchas sem opção para o PDK (câmbio de dupla embreagem com paddle shift no volante). Com tração traseira, o 911 GT3 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos e atinge velocidade máxima de 312 km/h.

Para melhorar ainda mais a pilotagem do carro, os engenheiros da marca desenvolveram para o 911 GT3 uma versão mais esportiva do PSM – Porsche Stability Management (sistema de gerenciamento de estabilidade), que oferece a possibilidade de desativar as funções SC – Controle de Estabilidade e TC – Controle de Tração em etapas separadas. Para o deleite dos puristas, essas funções não são reativadas automaticamente, mesmo nas condições mais extremas de pilotagem.

Outras modificações incluem molas mais duras e barras estabilizadoras na suspensão, rodas mais leves, discos de freio de cerâmica (maiores e mais leves), além de um sistema opcional de elevação para o eixo dianteiro, o que aumenta a distância do carro em relação ao solo em 3 cm, apenas ao toque de um botão. Este opcional é muito útil para não danificar o spoiler dianteiro do carro nos desníveis entre a rua e a calçada.

Externamente, o 911 GT3 mudou muito. Na dianteira recebeu novo para-choque e novos faróis Bi-Xenon com o sistema Dynamic Cornering Lights, que direciona os faróis nas curvas. Além disso, o conjunto óptico dianteiro recebeu as novas luzes de condução diurnas, compostas por LEDs. Na traseira, novo aerofólio com regulagem do ângulo da lâmina e novo conjunto óptico com lanternas de LED. As rodas do novo modelo são fixadas pelo sistema de cubo rápido, com apenas uma porca para a fixação.

Seu interior é extremamente esportivo e um dos opcionais são as barras de proteção internas. O volante é inteiro revestido em alcantara. Já os bancos são revestidos em couro e alcantara, com opção para bancos esportivos do tipo concha. Para os fãs de música digital, o conector para iPod não foi esquecido.

Outro opcional muito útil para os que usam o 911 GT3 em circuitos é o Pacote Sport Chrono Plus, que combina um cronógrafo analógico e um digital com uma série de funções. No display de LCD do painel é possível visualizar o tempo de uma volta ou de uma viagem, além de armazená-lo e analisá-lo posteriormente. O piloto pode também usar o sistema para descobrir a distância percorrida em uma volta ou em uma viagem, bem como o número de voltas percorridas em uma pista e seus respectivos tempos. Podem ser visualizadas também a volta mais rápida e a autonomia até o final do combustível.

Porsche 911 GT3, um carro projetado para as ruas, mas pronto para um track day em qualquer pista do mundo.

Preço: a partir de US$ 112.200 (sem impostos e frete)

Para maiores informações, visite o site do fabricante: www.porsche.com

O Porsche 911 GT3 é ideal para track days. Walter Röhrl, piloto alemão, foi testá-lo nas pistas no vídeo abaixo…

Mas também é ideal para um passeio por ruas e estradas, como no vídeo abaixo