Links Especiais:

Novo Lexus LFA 2011, alta tecnologia

  • Publicado domingo, 27 de fevereiro de 2011

O LFA é o primeiro superesportivo produzido pela Lexus, divisão de veículos de luxo da Toyota. Sua produção teve início em dezembro de 2010, na fábrica da cidade de Toyota, no Japão. De lá sairão 20 unidades por mês do LFA, totalmente produzidas à mão, durante 25 meses consecutivos, totalizando apenas 500 exemplares.

O modelo LFA é um marco na história da Lexus, que até hoje produziu sedãs, coupés, conversíveis e utilitários de luxo desde 1989. Seu projeto e concepção foram idealizados por uma pequena equipe de engenheiros apaixonados e dedicados, cujo objetivo era expandir os limites da tecnologia dos materiais e construir um carro inigualável.

Alguns dos requisitos mais importantes de seu projeto eram o baixo peso e a alta rigidez estrutural, motivos que levaram a equipe do Lexus LFA a substituir o alumínio, presente na maioria dos esportivos, pelo avançado CFRP – Carbon Fiber Reinforced Plastic, não apenas para o chassi, mas também para toda a carroceria.

Além disso, a Lexus decidiu que a estrutura de CFRP deveria ser construída em sua própria fábrica, adquirindo o know-how necessário para desenvolver um sistema a laser cuja finalidade é monitorar a integridade do material. A utilização do CFRP resultou em uma redução de 100 kg, em relação ao mesmo projeto produzido em alumínio.

O Lexus LFA utiliza um motor V10 de 4.805 cc, naturalmente aspirado, que estabeleceu novos parâmetros de peso, dimensões e performance, proporcionando o desempenho de um V12 com o tamanho de um V6. A potência máxima é de 552 cv a 8.700 rpm e o torque máximo é de 480 Nm a 6.800 rpm, sendo que 90% do torque está disponível a partir dos 3.700 giros. O ângulo de 72° entre os cilindros é ideal para proporcionar um balanceamento perfeito do motor, permitindo um funcionamento absolutamente suave e harmônico.

Um dos componentes mais importantes do conjunto mecânico do Lexus LFA é seu câmbio ASG – Automated Sequential Gearbox, de 6 marchas com paddles no volante. O câmbio ASG do Lexus LFA conta com um sistema que oferece 4 modos de pilotagem: Auto, Sport, Normal e Wet. Cada um dos modos possui um programa específico de gerenciamento eletrônico e controle dos freios, proporcionando ao condutor total domínio do veículo em quaisquer situações. A tração é traseira.

O sistema de acústica e escapamento do novo Lexus LFA foi especialmente desenvolvido por uma equipe chamada de Octave Harmony, que criou não apenas um excelente ronco, mas um verdadeiro soundtrack, capaz de expressar toda a natureza do motor V10, que foi inspirado nos sons dos motores da Fórmula 1, em altas rotações.

O sistema de freios é composto por discos de cerâmica – CCM – Carbon Ceramic Material. O conjunto dianteiro conta com discos de 390 mm de diâmetro e 34 mm de espessura, com pinças de alumínio de 6 pistões. O conjunto traseiro recebeu discos de 306 mm de diâmetro e 28 mm de espessura, e pinças de 4 pistões. As rodas de alumínio são produzidas pela BBS e contam com pneus assimétricos Bridgestone nas seguintes medidas: 265/35 ZR 20 na dianteira e 305/20 ZR 20 na traseira.

Um dos grandes destaques do Lexus LFA é seu avançadíssimo painel de instrumentos, com design simples e funções revolucionárias. Em um display colorido de LCD, o grande conta-giros ocupa a posição central. Na parte superior do centro do conta-giros é indicada a velocidade, que pode ser alterada de quilômetros para milhas no computador de bordo. Abaixo do velocímetro pode-se visualizar a marcha selecionada. O condutor pode personalizar o painel de várias formas. Uma das configurações mais interessantes é a mudança de cor do círculo do conta-giros dependendo das rotações, começando com azul, passando para verde e, posteriormente, amarelo. Quando o ponteiro atinge a faixa vermelha do conta-giros, todo o círculo torna-se vermelho, alertando para a troca de marcha.

Uma versão especial para trackdays estará disponível a partir de 2012, sob a denominação Lexus LFA Nürburgring Package, que contará com motor mais potente, rodas e pneus especiais para as pistas, aerofólio traseiro fixo e interior com bancos esportivos, com revestimento em alcântara e fibra de carbono.

O programa Lexus LFA teve início no ano 2000. O primeiro protótipo do LFA ficou pronto em 2003 e foi apresentado ao público em 2005, no Detroit Motor Show. Em 2008 e 2009 o Lexus LFA participou das 24 Horas de Nürburgring ainda como protótipo, para ser testado nas mais severas condições de pilotagem. Em 2009, o carro foi novamente apresentado ao público no Tokyo Motor Show, quando as concessionárias Lexus começaram a cadastrar os interessados no modelo em várias partes do mundo.

O novo Lexus LFA 2011 será apresentado oficialmente, em versão definitiva, no Geneva Motor Show, que acontecerá a partir da próxima semana.

O LFA, com dois ocupantes, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos. Sua velocidade máxima é de 325 km/h, superior à do Aston Martin DBS, de 307 km/h. Seu valor também surpreende, superando o de uma Ferrari 599 GTO, de US$ 350.000.

Preço: a partir de US$ 375.000 (sem impostos e frete)

Para mais informações, visite o site: www.lexus-lfa.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados


Assista abaixo ao vídeo institucional do novo Lexus LFA