Links Especiais:

Novo BAC Mono, monoposto street legal

  • Publicado domingo, 11 de dezembro de 2011

Aficionados por track days aguardam ansiosamente as primeiras unidades do BAC Mono, um monoposto homologado para as ruas com desempenho comparado ao dos grandes superesportivos.

O BAC Mono foi idealizado para pilotos que desejassem sentir a experiência mais próxima de um monoposto de corrida, porém, com toda a segurança e conforto de um coupé esportivo.

No BAC Mono, o piloto está na posição central, tanto na longitudinal quanto entre-eixos. É o centro do projeto. Sua estrutura é produzida em composto de fibra de carbono de alta resistência e contém uma célula de sobrevivência de aço. Além disso conta com proteção contra capotagem, uma sofisticada estrutura contra impactos laterais e uma crashbox de carbono na dianteira.

Sua motorização é composta por Cosworth longitudinal de 4 cilindros, 2,3 litros e 280 cv de potência. O câmbio utilizado no BAC Mono é sequencial de 6 marchas, produzido pela Hewland, semelhante ao utilizado na Fórmula 3.

A suspensão é ajustável e os freios da AP Racing contam com discos ventilados de 295 mm. Os pneus foram desenvolvidos especificamente para o BAC Mono pela Kumho, levando-se em conta o baixo peso do veículo e seu sistema de suspensão de competição.

A posição central de pilotagem proporciona uma sensação inigualável de esportividade e segurança e cria uma sinergia perfeita entre o homem e a máquina.

Pesando 540 kg, o BAC Mono acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, ou seja, um décimo de segundo mais rápido que uma Lamborghini Aventador LP700-4 e três décimos mais veloz que um Porsche Turbo. Sua velocidade máxima é de 274 km/h.

O BAC Mono, apesar de ser o track car mais sensacional da atualidade, conta com outros concorrentes na categoria, tais como Ariel Atom, KTM X-Bow, Ginetta G40R e o Radical SR3 SL, todos homologados para as ruas.

O nome BAC significa Briggs Automotive Company, grupo inglês há mais de 30 anos no ramo automotivo, e fabricante do Mono. Segundo os irmãos Ian e Neil Briggs, o BAC Mono ainda é um protótipo em fase final de ajustes, antes de iniciar sua produção e entregas para o primeiro semestre de 2012.

Preço: a partir de US$ 125.000 (sem impostos e frete)

Para mais informações, visite o site: www.bac-mono.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com

Assista abaixo a um review da revista inglesa Autocar sobre o BAC Mono