Links Especiais:

Nissan GT-R 2012, avançadíssimo

  • Publicado quarta-feira, 1 de junho de 2011

Desde sua apresentação oficial no Tokyo Motor Show 2007, o Nissan GT-R tem conquistado inúmeros fãs ao redor do mundo, e consagrou-se como um dos melhores carros esportivos já produzidos em toda a história.

O Nissan GT-R recebeu a herança genética do Nissan Skyline GT-R, um dos carros de maior sucesso no Japão, tanto nas ruas quanto nas pistas, e aclamado também pelas mais importantes revistas automotivas européias e americanas como um esportivo à altura de ícones como Porsche 911 e Ferrari Testarossa, com um custo consideravelmente inferior.

Na versão 2012, o GT-R conta com motor VR38DETT – V6 bi-turbo de 3,8 litros, 24 v, com 550 cv a 6.400 giros e 628 Nm de torque máximo a 5.200 rpm. O câmbio, posicionado no eixo traseiro, é seqüencial de 6 marchas com paddles no volante, dupla embreagem e a tração é integral. Com o sistema Launch Control ativado, o GT-R acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, ocupando a posição de 3º carro mais rápido do mundo produzido em série, atrás apenas do Bugatti Veyron e do Porsche Turbo S.

O Nissan GT-R conta também, como equipamentos de série, com freios Brembo e amortecedores Bilstein DampTronic, que permite ao piloto selecionar o modo de condução entre:

- Normal, para seleção automática da rigidez

- R-Mode, para máximo desempenho

- Comfort, para máximo conforto em rodovias com piso irregular

Um dos destaques do Nissan GT-R 2012 é o sistema de som, de série em todas as versões, desenvolvido pela Bose, com AM/FM/CD, que inclui:

- 11 alto-falantes, sendo 2 subwoofers

- HD Music Box de 9,3 GB para armazenamento de música digital

- Player para MP3, WMA, CD e DVD

- Volume sensível à velocidade, com ajuste automático

- Conexão USB para iPod/iPhone e outros aparelhos compatíveis

- Streaming de áudio via Bluetooth

- Controles do sistema multimídia no volante

- Navigation System com reconhecimento de voz

No display de 7 polegadas do computador de bordo, o GT-R conta com um avançado sistema de monitoramento eletrônico do motor e do desempenho do veículo. O software foi desenvolvido pela Nissan em colaboração com a Sony Poliphony Digital e a Clarion,e conta com gráficos e informações disponibilizadas em 11 telas diferentes. As telas podem ser configuradas para disponibilizar 3 ou 6 gráficos simultaneamente, dentre eles:

- Tela de aceleração, com gráficos da Força-G, pressão do turbo e graduação do acelerador

- Tela de frenagem, com gráficos da Força-G, velocímetro digital e graduação do pedal do freio

- Tela de esterçamento, com gráficos da Força-G lateral, velocímetro digital e ângulo de esterço

- Tela do câmbio, com velocímetro digital, gráfico da marcha selecionada e de eficiência, com aviso luminoso de troca

- Tela de gerenciamento do combustível, com indicação de consumo médio, instantâneo e autonomia

- Tela de pista, com Lap time, sistema de armazenamento dos tempos das voltas, gráfico de rendimento e velocímetro digital

Opcionalmente, o Nissan GT-R 2012 pode ser configurado na cor Super Silver Special Metallic Paint, uma pintura prata produzida em 8 estágios, com polimento manual para produzir um efeito líquido.

O Nissan GT-R é produzido basicamente em duas versões, Premium e Black Edition, porém, há algumas versões específicas para determinados países, como o R35, para o mercado japonês, com 568 cv e redução de 40 kg do peso total.

Para a versão 2013 está previsto o lançamento de um novo modelo, com grandes alterações estéticas no Nissan GT-R.

Preço: a partir de US$ 89.950 (sem impostos e frete)

Para mais informações, visite o site: www.nissan.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com

Assista abaixo a um review do Nissan GT-R 2012 pela Motor Trend