Links Especiais:

Moto Ducati Multistrada 1200 S Sport

  • Publicado quarta-feira, 17 de março de 2010

Ducati Multistrada 1200 S Sport. A Ducati dos sonhos. Quatro motos em uma. Uma moto esportiva, uma touring para longas distâncias, uma moto urbana e uma enduro, separadas apenas por um click.

A Ducati partiu de uma premissa: Se fôssemos construir a moto ideal, como ela seria?

- uma moto esportiva, muito potente,

- fácil de pilotar,

- muito confortável e,

- que fosse capaz de se adaptar a qualquer tipo de terreno,

- uma moto sem limites, capaz de se transformar numa super esportiva,

- uma moto touring, capaz de cobrir grandes distâncias com 2 ocupantes,

- uma moto ideal para ir ao trabalho ou,

- fazer uma leve trilha off-road nos fins de semana.

A Ducati Multistrada 1200 S Sport é tudo isso. Uma verdadeira moto multiuso, com a facilidade de mudar suas características em um piscar de olhos. Para isso, a Multistrada 1200 S Sport conta com um moderno sistema de gerenciamento de motor e suspensão, acionado por um toque com o polegar na manopla esquerda, com 4 modos distintos:

Sport – nesse modo, o motor disponibiliza 150 cv de potência e o torque máximo, além de abaixar e endurecer a suspensão. Para proporcionar a sensação de uma verdadeira esportiva, o controle de tração é colocado no nível 3, para que pilotos experientes conduzam com muito conforto e bem próximo do limite da moto.

Touring – nesse modo, o motor também fornece 150 cv, porém com torque mais suave, além de deixar a suspensão mais macia, confortável e mais alta. O controle de tração é colocado no nível 5 (intermediário).

Urban – nesse modo, o mapeamento eletrônico disponibiliza 100 cv de potência, a suspensão é ajustada para encarar a cidade e o controle de tração é colocado no nível 7, realizando grande intervenção na pilotagem para que o condutor aumente sua segurança nos caóticos trânsitos das grandes cidades.

Enduro – nesse modo, o piloto tem 100 cv de potência à disposição, a suspensão na posição mais alta, a opção de desligar o ABS e o controle de tração é reduzido ao nível 1 (mínimo), quase sem intervenção.

A versão “S” é equipada com entradas de ar frontais e laterais, protetores de motor e para-lama traseiro em fibra de carbono e piscas de LED integrados ao protetor de manopla. Faz parte também do pacote “S” um sistema de suspensão da Öhlins chamado Ducati Electronic Suspension (DES), que, além de todas as regulagens acima, ainda oferece mais 4 modos de ajuste de suspensão:

Rider Only – somente o piloto

Rider With Luggage – piloto + bagagem

Rider and Passenger – piloto e passageiro

Rider and Passenger with Luggage – piloto e passageiro + bagagem

Seu motor é um Testastretta 11⁰, bi cilíndrico em ‘L’, 4 válvulas por cilindro, sistema Desmodromics, com 1.198,4 cc, 150 cv de potência a 9.250 rpm e torque máximo de 118,7 Nm a 7.500 rpm. O câmbio é manual de 6 marchas.

A Ducati tem um sistema chamado Desmodromics, fruto de uma idéia brilhante e simples. Nas motos comuns, o comando de válvulas abre a válvula e ela se fecha pela ação de uma mola. Porém, em altas rotações, as válvulas não têm tempo de se fechar acompanhando a pressão das molas, ocorrendo um fenômeno chamado de flutuação e prejudicando o funcionamento correto do motor. No sistema Desmodromics, o mesmo movimento do comando de válvulas, tanto abre quanto fecha a válvula, fazendo com que o desempenho seja constante e perfeito.

A Ducati Multistrada 1200 é oferecida em 3 versões: Multistrada 1200 Standard, Multistrada 1200 S Sport e Multistrada S Touring.

Preço: a partir de R$ 60.000

Para conhecer melhor a Multistrada 1200 S Sport, visite o site: www.ducati.com

Acompanhe, no vídeo abaixo, o desempenho da Ducati Multistrada 1200 S Sport na estrada