Links Especiais:

Geneva Motor Show: Rolls-Royce 102EX

  • Publicado quarta-feira, 2 de março de 2011

A Rolls-Royce Motor Cars, fabricante do maior símbolo do alto luxo sobre quatro rodas, acaba de apresentar, em Genebra, o modelo 102EX, que também será conhecido como Phantom Experimental Electric – EE.

O novo Rolls-Royce 102EX representa a intenção da marca de construir, no futuro, verdadeiros ícones de luxo com motorização elétrica – sem emissão de poluentes, ou híbridos.

Durante o ano de 2011, o Rolls-Royce 102EX será duramente testado pela fábrica, por clientes da marca, VIPs e pela mídia especializada, que contribuirão com seu feedback, suas experiências, idéias e observações. Todo este material formará um banco de pesquisa com informações coletadas na Europa, Oriente Médio, Ásia e América do Norte, contribuindo para a marca tomar as decisões sobre seus futuros motores.

O 102EX, ou Phantom EE, teve seu motor V12, naturalmente aspirado, de 6,75 litros, substituído por uma bateria de íons de lítio e 2 motores elétricos montados no eixo traseiro. Os motores elétricos estão conectados a um câmbio CVT.

Os motores, em conjunto, produzem 398 cv de potência e 800 Nm de torque. O Phantom convencional, com motor V12, conta com 453 cv e torque de 720 Nm, para uma breve comparação. Com os motores elétricos, a marca informa que o Rolls-Royce 102EX acelera de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e atinge velocidade máxima de 200 km/h.

A bateria pode ser recarregada em 20 horas em uma tomada convencional ou em 8 horas em tomada trifásica. Além disso, o Rolls-Royce 102EX dispõe de um sistema que recarrega a bateria por indução, bastando, para isso, estacionar o veículo sobre uma placa de indução.

Externamente, o Rolls-Royce 102EX distingue-se do modelo original pela exclusiva cor Atlantic Chrome e pelo símbolo Spirit of Ecstasy iluminado, além do compartimento com o plug do carregador na coluna ‘C’.

Seu interior passa a contar com um toque ecológico, pois suas guarnições de madeira foram substituídas por acabamentos em alumínio. Além disso, o revestimento interno em couro Seton Corinova, que é curtido em óleos vegetais, recobre os bancos, o piso e o descansa braços.

A Rolls-Royce informa que não irá produzir o 102EX em série.

Preço: não disponível

Para mais informações, visite o site: www.rolls-roycemotorcars.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados