Links Especiais:

Frankfurt: Fisker Karma 2012

  • Publicado quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Fisker apresentou no Salão de Frankfurt 2011 o plug-in hybrid Karma 2012 e a shooting-brake Surf, modelo 2013.

Segundo a Fisker, serão produzidos 5 Karmas por semana na fábrica da Valmet Automotive, na Finlândia. Esta produção crescerá para 300 veículos por semana até o mês de novembro. Com mais de 3.000 pedidos, a marca estima que o Karma esteja esgotado no mercado já no início de 2012.

Após 3 anos de desenvolvimento e US$ 1 bilhão de investimentos, as primeiras unidades do Karma já foram entregues no mês de agosto. O chassis número 1 foi entregue para Leonardo di Caprio. Al Gore e Colin Powell também estão entre os primeiros a receber o luxuoso híbrido.

A Fisker Automotive é uma empresa americana, baseada na Califórnia, e foi a primeira marca a lançar um esportivo de luxo com motorização híbrida.

Apresentado como conceito no Detroit Auto Show de 2008, o Karma foi criado pela Fisker Coachbuild e pela Quantum Technologies, duas companhias independentes que idealizaram fazer a diferença não apenas na indústria automotiva, mas também na preservação ao meio ambiente.

Com isso, um novo segmento foi criado, e a Fisker Automotive oferece um veículo ambientalmente correto com a vantagem de proporcionar alto luxo e um design extremamente moderno e clean, sem comprometer o desempenho e a autonomia.

O Karma usa a tecnologia híbrida EVer – Electric Vehicle Extended Range, desenvolvida exclusivamente para a Fisker Automotive pela Quantum Technologies.

Com a bateria totalmente carregada, o Karma não usa gasolina pelos primeiros 80 km. Após este percurso, o veículo passa a ser movido por um motor à combustão e simultaneamente as baterias começam a ser recarregadas. Além disso, a energia proveniente das frenagens é armazenada e utilizada.

O fabricante oferece opcionalmente um teto com células que captam energia e ao mesmo tempo em que recarregam as baterias, refrigeram o interior do carro estacionado. Há também à venda para clientes, um jogo de painéis para captar a energia solar durante o dia, armazenar e transmitir a energia ao carro durante a noite.

Essa alternância entre eletricidade e gasolina permite a um usuário que percorra menos do que 80 km por dia, atingir uma média de 42,5 km/l, em um esportivo de luxo…

O Karma foi desenhado por Henrik Fisker, experiente designer automotivo que projetou, entre outros ícones, o BMW Z8 e os modelos DB9 e V8 Vantage da Aston Martin.

O Fisker Karma foi idealizado para ser um veículo com quatro lugares, quatro portas, largo e baixo. Apenas fazendo uma comparação, o Karma tem a altura de um Porsche 911, o comprimento de um Mercedes-Benz CLS e a largura de um BMW Série 7.

A motorização do Karma é composta por um motor elétrico e um motor a gasolina, de 4 cilindros turbo de 2,0 litros, fabricado pela General Motors. Juntos proporcionam 403 cv de potência, aceleração de 0 a 100 km/h em 6 segundos, velocidade máxima de 200 km/h e autonomia de 1.000 km. As rodas são de aro 22 polegadas.

O Karma conta com dois modos de condução: o Stealth Drive é o modo mais eficiente e suave. Para uma pilotagem mais esportiva basta selecionar o modo Sport Drive.

A Fisker apresentou ao público também em Frankfurt a versão station do Karma, batizada de Surf, que utiliza exatamente a mesma tecnologia e motorização, e será entregue a partir do final do próximo ano, como modelo 2013. Uma versão conversível está em fase final de testes e será apresentada em breve.

Segundo a fábrica, os principais concorrentes do Karma são: BMW 750i AcitveHybrid, Mercedes-Benz S 400 Hybrid, Porsche Panamera S Hybrid e Audi A8 TDI.

Preço: a partir de US$ 88.500 (sem impostos e frete)

Para mais informações, visite o site: www.fiskerautomotive.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com

Assista abaixo a um review sobre o Fisker Karma