Links Especiais:

BMW X6 ActiveHybrid 2010

  • Publicado domingo, 29 de agosto de 2010

BMW X6 ActiveHybrid, o primeiro modelo híbrido produzido em série pela BMW.

E de onde vem a energia utilizada no processo? A explicação é muito simples e o sistema é muito complexo. Toda vez que os freios são utilizados, um sistema transforma a energia cinética da frenagem em energia elétrica. Esta energia é armazenada em uma bateria localizada no assoalho do porta-malas. Para utilizar esta energia, um sistema composto por dois motores elétricos conectado ao câmbio auxilia no deslocamento do veículo.

O BMW X6 ActiveHybrid é, portanto, movido por duas fontes de energia: eletricidade e gasolina. O propulsor a gasolina é um V8 bi-turbo de 4,4 litros, 32 válvulas e 400 cv de potência. Já o sistema elétrico produz 67 kW, ou seja, 89,8 cv de potência e 280 Nm de torque. Segundo dados de fábrica, os dois sistemas produzem, em conjunto, 480 cavalos.

Uma das grandes atrações deste complexo sistema é a transmissão ActiveHybrid de 2 modos, que funciona da seguinte forma: quando o veículo for se locomover apenas com o motor elétrico, a transmissão é continuamente variável. O X6 ActiveHybrid pode andar apenas com eletricidade a até 65 km/h. Ao utilizar a propulsão a gasolina ou utilizando os dois sistemas (elétrico + gasolina), a transmissão é a Sport Automatic de 7 marchas, com ATC – Adaptive Transmission Control e com dois modos de condução: Sport e Manual, com paddle shifters no volante.

A escolha da fonte de energia é feita de acordo com a condução do carro. A pressão no pedal do acelerador, a inclinação e a velocidade do veículo são os parâmetros que decidirão qual fonte de energia o sistema irá utilizar.

Quando o veículo para de se mover, por exemplo, em um semáforo, o motor a gasolina é desligado e o motor elétrico conserva tudo funcionando, inclusive o ar condicionado, o sistema de som, as luzes, etc. Quando o pedal do acelerador é acionado novamente, duas ações podem ocorrer: se o condutor acelerar suavemente, o veículo parte apenas com o motor elétrico. Se o condutor acelerar forte, o motor a gasolina é acionado instantaneamente.

Além de todo o sistema híbrido, o novo BMW X6 ActiveHybrid também conta com recursos eletrônicos tais como:

Head Up Display – projeta informações importantes no para-brisa, como a velocidade permitida na via, velocidade instantânea, mudança de pista e informações do GPS.

Night Vision – sistema que mostra na tela do computador de painel, imagens de uma câmera térmica com um recurso que reconhece o pedestre à distância e avisa o motorista pelo Head Up Display. Além disso, também conta com duas telas de LCD para os ocupantes do banco traseiro e câmeras de visão traseira nos retrovisores.

Premium Hi-Fi System – sistema de som surround com 10 alto falantes e amplificador digital de 7 canais, hard drive de 12 GB para armazenamento de músicas e integração com iPod e iPhone.

Onboard Navigation System – sistema de navegação por satélite.

Rearview Camera – câmera de ré.

Park Distance Control – sistema de auxílio em manobras.

Xenon Adaptive Headlights – faróis de xenon com sistema que dirige o facho de luz na mesma direção das rodas dianteiras, aumentando a visibilidade e a segurança nas curvas.

Tração integral xDrive – sistema de tração nas 4 rodas que privilegia a direção esportiva. Em condições normais, a tração é produzida pelas rodas traseiras. Em caso de perda de aderência, a tração é transferida gradativamente para as rodas dianteiras.

Externamente, o X6 ActiveHybrid difere dos outros modelos da linha X6 pelos emblemas “ActiveHybrid” nas portas dianteiras e na parte inferior da tampa do porta-malas. Além destes detalhes, o capô tem linhas que acompanham a proteção superior do motor.

O novo BMW X6 ActiveHybrid atinge velocidade máxima de 210 km/h. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 5,4 segundos, um tempo excelente para um veículo com 2.615 kg.

Preço: a partir de US$ 90.000 (sem impostos e frete)

Para conhecer mais detalhes do novo BMW X6 ActiveHybrid, visite o site: www.bmwusa.com

Assista abaixo ao vídeo de lançamento do novo BMW X6 ActiveHybrid

Abaixo, um review sobre o novo BMW X6 ActiveHybrid