Links Especiais:

BMW R 1200 GS Rallye 2012, edição especial

  • Publicado quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Uma das novidades da BMW mostradas durante o 69º Salone Internazionale del Motociclo – EICMA 2011, em Milão, realizado entre os dias 10 e 13 de novembro, foi a R 1200 GS Rallye 2012.

A nova BMW R 1200 GS Rallye é uma edição especial com tanque de combustível na cor Alpine White e quadro em Magma Red, em homenagem às lendárias vitórias das antigas BMW R 80 GS Paris – Dakar, no famoso rali. Além das cores semelhantes às dos clássicos, a R 1200 GS Rallye também recebeu os seguintes acessórios exclusivos: cobertura do cabeçote na cor Granite Grey metálico, braço da suspensão traseira em Asphalt Grey metálico, motor e garfo dianteiro em preto e banco nas cores preto e branco com costura em vermelho.

Lançada há 30 anos, a série GS da BMW é o modelo de maior sucesso da história da marca. Conforto supremo para viajar, tanto no asfalto quanto em estradas de terra, com características de moto sport e touring ao mesmo tempo, com um motor poderoso e estrutura robusta: esta foi a fórmula de sucesso inaugurada em 1980, com o modelo R 80 G/S, e que se tornou um ícone do mundo de duas rodas.

Entender as letras e números do modelo é simples: “R” indica que o modelo utiliza motor boxer, de 2 cilindros opostos com refrigeração mista, a ar e óleo. O número 1200 faz referência à capacidade de 1170 cilindradas cúbicas. A letra “G” vem da palavra Gelände que, em alemão, significa Terreno e a letra “S”, inicialmente indicava Sport, e mais tarde passou a indicar Strasse, em alemão, que significa Rua ou Estrada.

A BMW R 1200 GS Rallye conta com o mesmo conjunto mecânico dos demais modelos da linha R 1200 GS, com 110 cv de potência a 7.750 rpm e torque máximo de 120 Nm a 6.000 rpm. O câmbio é mecânico de 6 marchas.

Para gerenciar o funcionamento da moto, toda a gama R 1200 GS possui inúmeros sistemas eletrônicos, tais como:

- RDC – sistema de monitoramento permanente da pressão dos pneus

- ESA – Electronic Suspension Adjustment – sistema de ajuste eletrônico da suspensão, que regula a maciez e a altura da suspensão de acordo com as condições do piso, o percurso e o peso.

- ASC – Automatic Stability Control – sistema de controle que previne perda de tração e corrige qualquer exagero no acelerador.

O painel é completo e conta com velocímetro e conta-giros analógicos. Já o computador de bordo é disponibilizado em uma tela de LCD. Uma estrutura acima do painel de instrumentos permite a instalação do GPS original BMW.

Para longas viagens, a R 1200 GS pode ser equipada com vários compartimentos de bagagem. Uma pequena mala de tecido pode ser instalada sobre o tanque de combustível, além das malas metálicas nas laterais e sobre o bagageiro traseiro.

A BMW R 1200 GS Rallye atinge velocidades acima dos 200 km/h e faz 18,1 km/l a 120 km/h. Com tanque de 20 litros, sua autonomia em percurso misto é de 290 km.

Preço: não disponível

Para mais informações, visite o site: www.bmw-motorad.com

Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com